1
resposta

Dúvida de iniciante. Como integrar python ao google sheets. Há alguma possibilidade gratuita ?

Boa tarde.** Estou buscando automatizar tarefas e trabalhar dados e gostaria de utilizar python para isso, contudo o google sheets e o looker studio me parecem ferramentas adequadas ao trabalho compartilhado,** algo que com python eu teria que desenvolver um sistema, acredito.

Desse modo, gostaria de saber se há uma possibilidade de trabalhar com python exportando seus resultados ao google sheets de forma automática ou quase . Vi algo sobre a integração de python ao google sheets através do cloud. Mas tenho receio de que isso tenha custo elevado apesar de serem poucos dados ou tarefas, não conheço bem o google cloud.

Assim gostaria de ajuda de saber se há possibilidades principalmente gratuitas de preferência.

Desde já agradeço a atenção.

1 resposta

Olá! Sim, é possível trabalhar com Python e exportar resultados para o Google Sheets de forma automatizada. Existem algumas opções disponíveis para realizar essa integração, algumas das quais podem ser gratuitas ou possuir opções de baixo custo, dependendo do volume de dados e do uso específico.

Google Sheets API: A Google Sheets API permite que você interaja com planilhas do Google Sheets usando Python. Com essa API, você pode ler, escrever e atualizar dados em planilhas, automatizando o processo de envio de dados a partir de seus scripts Python. A documentação da API do Google Sheets fornecerá informações detalhadas sobre como usar a API com Python.

Bibliotecas Python para integração: Existem várias bibliotecas Python desenvolvidas por terceiros que facilitam a interação com o Google Sheets. Duas bibliotecas populares são gspread e pandas-gbq. A gspread permite manipular planilhas do Google Sheets usando Python, enquanto a pandas-gbq fornece uma interface para ler e gravar dados entre o Google Sheets e estruturas de dados do pandas. Ambas as bibliotecas possuem documentação detalhada e exemplos de uso.

Google Cloud Platform (GCP): A opção de integração com o Google Cloud pode envolver algum custo, mas a GCP também oferece uma camada gratuita com cotas generosas para vários serviços. Você pode utilizar o Google Cloud Functions ou o Google App Engine para hospedar seus scripts Python e automatizar o envio de dados para o Google Sheets. O uso de recursos do Google Cloud pode variar de acordo com o volume de dados e a frequência de execução dos scripts.

Ao considerar a opção de integração, é importante revisar as políticas de preços do Google Cloud e avaliar suas necessidades específicas de uso e volume de dados. Se o volume de dados e o número de tarefas forem baixos, é provável que você se enquadre nas cotas gratuitas oferecidas pelo Google Cloud Platform.

Lembre-se de revisar os termos de uso e políticas de cada serviço para garantir conformidade e entender qualquer restrição aplicável.