Boa tarde, na aula o professor afirma que a variância é mais precisa que o desvio médio absoluto, por que é mais preciso?
Boa tarde, na aula o professor afirma que a variância é mais precisa que o desvio médio absoluto, por que é mais preciso?
Olá Marcel, tudo bem? Espero que sim!
O instrutor não diz que a variância é mais precisa e sim que é uma medida de dispersão diferente que também contorna o problema da soma dos desvios igual a zero.
Na aula sobre o desvio médio absoluto, o instrutor mostra que caso sejam somados todos os desvios (valores dos dados menos o valor da média), o resultado será bem próximo de zero.
O desvio médio absoluto contorna esse problema fazendo o uso do valor absoluto, dessa forma não existem valores negativos que irial se "cancelar" com os valores positivos.
A variância contorna o mesmo problema elevando os valores dos desvios ao quadrado, dessa forma também não existem valores negativos. Além disso, a variância atribui um peso maior a valores que estão mais distantes da média, uma vez que esses desvios ao serem elevados ao quadrado, ficarão ainda maiores.
Espero que tenha tirado sua dúvida.
Estou à disposição. Bons estudos!
Entendi, João Vitor de Miranda. Há casos que é melhor usar a variância ou o desvio médio absoluto ao invés do desvio padrão?
Olá Marcel, tudo bem?
De uma forma geral, o desvio padrão é o mais utilizado, por estar na mesma unidade de medida que a variável, diferentemente da variância que está em uma medida ao quadrado. Logo, em qualquer caso de análise em que se utilize a variância, teremos um entendimento melhor com o desvio padrão.
Em relação ao desvio médio absoluto, é raramente utilizado. O desvio padrão captura melhor a dispersão dos pontos uma vez que dá maior peso a valores mais distantes da média. Caso você caia em uma situação em que precisa ser menos afetado pelos valores extremos na extremidade (outliers), então você pode utilizar o desvio médio absoluto.
Bons estudos!
Entendi, obrigado João!! Feliz Ano Novo e Boas Festas!! :)