Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida de convenção

Boa tarde, pessoal!

A minha dúvida é mais sobre convenção e se, num futuro, a forma que fiz o código pode gerar erros.

Ao invés de criar duas variáveis para obter o valor de texto dentro da td, eu criei uma só e pedi que no imc fizesse o cálculo dos valores do textContent, segue:

var paciente = document.querySelector(".paciente1");
var peso = document.querySelector(".info-peso");
var altura = document.querySelector(".info-altura");
var gordura = document.querySelector(".info-gordura");

console.log(paciente);
console.log(peso.textContent);
console.log(altura);
console.log(gordura);

var imc = peso.textContent / (altura.textContent * altura.textContent);
console.log(imc);

Por convenção, o mais correto seria criar as duas variáveis como novo vídeo? Isso pode gerar erros no código futuramente? Porque a princípio rodou normal e eu tive o resultado esperado

Valeu!

3 respostas
solução!

Boa noite, Guilherme! Como vai?

Não há problema nenhum em fazer assim, afinal de contas, como é bastante comum no mundo da programação, muitas vezes temos mais de uma forma válida de resolver um mesmo problema!

Contudo, já que a conversa é sobre convenções e boas práticas, repare que ao selecionar a td do peso vc fez var peso = document.querySelector(".info-peso") ( e também fez algo semelhante para as outras tds ). Mas essa variável que vc criou na realidade não armazena o peso, como o seu nome dá a entender, e a td do peso. Portanto, um nome mais semântico e coerente seria tdPeso, por exemplo.

Essa questão de desenvolver um código mais semântico é um assunto muito importante, afinal de contas nossos código serão lidos por nós ou por outras pessoas de tempos em tempos para fins de manutenção. Então, o bom programador sempre deve procurar escrever códigos semânticos e que facilitem a sua leitura e entendimento!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Entendi! Não tinha pensado por esse lado e realmente faz mais sentido mesmo já que a variável vai receber apenas o conteúdo do ".info-peso"

Muito obrigado! Vou fazer uns ajustes hehe Valeu!

Por nada, Guilherme! Muito bem, o objetivo é sempre evoluir! Siga em frente rumo à luz do conhecimento! E sempre que precisar tirar alguma dúvida pode contar com o fórum da Alura!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!