Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida de conceito de Services

Fala pessoal, boa noite.

Assisti a aula de services mais de uma vez pra tentar entender, no entanto continuo sem entender qual é exatamente a função do mesmo, pra que serve, quando usar... o porquê usar e etc. Nessa aula especificamente, o professor não se prendeu muito a teoria do assunto e partiu logo para o exercício e isso me atrapalhpu um pouco a fechar o entendimento.

Será que alguém mais experiente ou que tenha entendido consegue me explicar de uma forma mais simples e fácil de entender?

2 respostas
solução!

Olá, Eduardo! Tudo bem?

Primeiro, é importante ressaltar que os Services não são um padrão de projeto que nasceu no Angular, ou que está restrito a ele, e você vai encontrar em vários outros lugares. Isso pode te confundir, principalmente porque o Angular infere alguns padrões em seus Services.

O papel do Service é de isolar regras de negócio e isolar responsabilidade de comunicação com alguma outra parte do seu sistema, como a API de transferências.

Dessa forma, o resto do seu código não se preocupa com coisas como a origem dos dados (endereço da API, etc) e como os dados devem ser acessados ou retornados.

É comum, principalmente em aplicações muito complexas, criar "camadas" que dividem responsabilidades, e o Service é uma camada muito comum, assim, uma ação passa por várias camadas, cada uma com sua responsabilidade.

Espero ter ajudado, e qualquer coisa estou à disposição! Bons estudos!

Cara, melhor explicação é impossível! Ficou mais claro que água.

Muito obrigado por isso. Abraço!