Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida de carreira: programação ou Data Science?

A minha verdadeira paixão é programar. Gosto muito de matemática e aplicar conceitos, porém, escolhi um curso e formações mais direcionadas a ciência de dados. Alguém poderia me dar uma luz para que eu possa me guiar em qual parte do guarda chuva da ciência de dados eu vou encontrar o MÁXIMO de programação possível?

Pois eu não gosto tanto de apenas ficar fazendo análises de dados e coisas desse gênero. Gosto de CRIAR coisas com minhas mãos, me sinto melhor assim. E sinto que em Data Science, o que eu mais costumo fazer é usar coisas já prontas e apenas aplicar um 'to do' que um instrutor me deu. Não me sinto tão aberto para ser criativo e programar coisas, eu quero liberdade. Qual é a área mais livre para eu me debruçar dentro do Data Science? E em caso de eu precisar migrar pra outra área, qual seria e qual a tecnologia mais indicada?

Obrigado por ler até aqui!

4 respostas

Guilherme, bacana sua paixão por programar, já lhe ocorreu que a talvez a Área de desenvolvedor Full-stack lhe caiba bem. Assim terá muito mais liberdade de criação. Para area de dados, voce acabaria programando um pouco mais utilizando Apis para aquisição de dados, essa atividade é executada pro Engenheiros de dados e tambem por Cientistas de dados. Recomendo assistir a Aula do Rafael Bottega aqui na Alura, sobre Apache Airflow.

E sobre a carreira de engenheiro de software? O que você acha dela? E de engenheiro de Machine Learning?

solução!

Também são áreas excelentes, na questão de Engenheiro de Machine Learning, também terá que trilhar o começo de Data Science, pois será necessário os conceitos e conhecimentos. Engenheiro de software também será uma área que vc poderá utilizar os conhecimentos adquiridos de Data Science. No seu caso engenheiro de software lhe cairá super bem, visto seu interesse em programar e criar soluções completas.

Muito obrigado, Luiz Galante! Acredito que vou buscar a área de engenharia de Software. Teria mais algumas indicações nesse sentido? Se quiser também podemos entrar em contato mais direto via alguma rede social.

Meu linkedin: https://www.linkedin.com/in/guilherme-iram-01454b16b/