1
resposta

Dúvida de cardinalidade Cliente - Faz - Pedido

Eu não sei se entendi bem ainda... Pra ser honesta. Pq por exemplo, cliente - faz - pedido. Tem como ter um cliente que não faz pedido? Tem, entã pode ser 0. Se pode ser 0, por que a cardinalidade fica 1:1? Porque por exemplo tem como um pedido ser feito sem cliente?Não, logo cardinalidade mínima, aí eu entendi... Mas não entendi direito ainda...

1 resposta

Oii, tudo bem?

A cardinalidade fica 1:1 pois um pedido só pode estar relacionado a uma pessoa. E uma pessoa pode fazer mais de um pedido, contudo, mesmo se ela fizer mais de um pedido, cada pedido será diferente do outro - por exemplo, terá um código diferente do outro. Isso o torna único. Um exemplo real seria um e-commerce: por mais que um cliente faça um pedido e confirme, ao fazer um novo, não haverá alteração do código (ou de uma ID) do pedido anterior.

Fiz duas setas no DER para ajudar a entender a explicação, já que a questão de cardinalidade no diagrama também está envolvida.

Recorte de captura em tela do programa brModelo, em que o diagrama entidade-relacionamento está mostrando a exata parte "Cliente - faz - pedido" e seus atributos. Há uma seta azul apontando de cliente para pedido e uma seta vermelha apontando de pedido para cliente.

• Na seta azul nós temos a cardinalidade (0,1). Quando estamos nos referindo a essa cardinalidade, iremos interpretar deste modo: o cliente pode fazer 0 pedidos como mínimo, e n pedidos como máximo. A livraria pode ter um cliente que não está fazendo pedidos, como mínimo, e, o n é para representar um número máximo, e nele nós não temos um limite. O cliente pode fazer quantos pedidos quiser.
  • Na seta vermelha nós temos a cardinalidade (1,1). Quando estamos nos referindo a essa cardinalidade, iremos interpretar deste modo: um pedido pode ter apenas um cliente, tanto mínimo quanto máximo. Por quê? Porque cada pedido é único. Você não terá o mesmo código para diferentes pedidos - por exemplo, nós fazemos um pedido de cada vez, e isso o torna único.

Espero ter ajudado. Se a dúvida persistir, estou à disposição.

Abraços e bons estudos! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.