1
resposta

[Dúvida] Dbeaver não marca a linha do erro do script.

Pessoal bom dia.

Estou com um problema quando vou executar um bloco extenso de insert no dbeaver, quando ocorre algum erro ele não me mostra a linha exata. Existe alguma configuração que eu possa fazer? Ou é um erro nativo do software?

Grato desde já!

1 resposta

Oi, Marcelo! Como vai?

Pelo que eu sei, a forma de mensagem de erro do DBeaver depende do banco de dados que você está usando. Porém, há algumas configurações que podem ajudar.

Vá em "Janela" no menu superior e então em "Preferencias". Então, vá em "Editores > Editor SQL > Editor de código". Ali, há um checkbox para exibir marcadores de problemas.

Captura de tela das preferências do DBEaver. O caminho realizado foi editores, editor SQL, editor de código, e uma seta aponta para a opção exibir marcadores de problemas como selecionada.

Quando você executar uma query com erro, o marcador ficará no lado esquerdo da linha, e a linha com erro terá sublinhados vermelhos:

Imagem com um marcador de erro do DBEaver e uma consulta SQL select none from none

Além disso, se você clicar no botão "Ir ao erro", o cursor vai diretamente para a linha em que o erro está:

Captura de tela da mensagem de erro no DBeaver com uma seta apontando para o botão ir ao erro

Espero ter ajudado, Marcelo!

Abração.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!