1
resposta

[Dúvida] DB_CONNECTION LIMIT

Olá! Em aula foi dito que o CONNECTION LIMIT = -1 significa que não há limites. Porém, nesse link diz que o Postgres tem um "max connection setting" de 115. As minhas dúvidas são:

  • Definimos um "max connection" geralmente na criação do DB ou no deploy?
  • Em que situação, colocariamos um limite menor do que a capacidade da nuvem?
1 resposta

Oi, Carol, tudo bem?

Peço desculpas pelo tempo que aguardou por uma resposta.

Sobre sua 1ª dúvida:

Quando definimos o "max connections", estamos estabelecendo o limite de conexões simultâneas ao banco de dados. A escolha de quando defini-lá pode ser feita tanto durante a construção do banco quanto após o deploy do projeto.

De maneira geral, só definimos durante a construção do banco quando podemos prever ou estimar a quantidade máximas de conexões. Por outro lado, definir o valor após o deploy do projeto pode ser útil quando você não tem certeza sobre a carga inicial ou quando espera que a demanda aumente com o tempo.

Sobre sua 2ª dúvida:

Existem várias situações, como restrições de orçamento, testes e desenvolvimento, escalabilidade gradual, aplicativos com uso irregular e garantia de desempenho.

Pegando como exemplo "aplicativos com uso irregular": normalmente, alguns aplicativos têm períodos de uso intenso intercalados com períodos de baixa atividade. Nesse sentido, definir um limite menor na capacidade da nuvem pode ser adequado durante os períodos de baixa atividade, para economizar recursos, e aumentar o limite durante os períodos de alta demanda.

Ações como essa dependem bastante do funcionamento e do propósito da empresa — sendo, em determinados contextos, algo que é notado ao longo da sua atuação no mercado.

Carol, espero que tenha ficado mais claro! Contudo, vale ressaltar que como é um assunto externo ao curso, outras pesquisas terão de ser feitas para se chegar a uma conclusão, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida!

Abraços.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software