Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Duvida DataFrames

Olá pessoal!

Estou com uma dúvida referente ao exercicio de fatiamentos com DataFrames. Eu entendi o raciocínio do código, porém eu tinha inserido uma virgula para separar a linha da coluna e vi que não é necessário, por que?

dataset[['Nome', 'Ano', 'Quilometragem', 'Valor']],[1:3]

Vi também que a ordem não interefe. Não entendi direito sobre a logica da "linha:coluna" não ser aplicada

1 resposta
solução!

Olá Felipe, tudo bem? Ao utilizar dataset[['Nome', 'Ano', 'Quilometragem', 'Valor']] , estás filtrando do dataset todas as colunas inseridas nos colchetes de dentro. Esta é uma forma fácil de filtrar todas as linhas de um DataFrame, porém com algumas colunas selecionadas, e não todas. Para filtrar múltiplas linhas e colunas específicas, um caminho seria utilizar o .loc, que teria uma síntaxe semelhante a que inserisse no post:

dataset.loc[1:2,['Nome', 'Ano', 'Quilometragem', 'Valor']]

Ao utilizar o .loc em um Pandas DataFrame, dentro do escopo do primeiro colchetes aberto estás passando um conjunto de linhas 1:2 a ser filtrado, e depois da vírgula estás passando uma lista de colunas. Com isso, acredito que terás o teu resultado desejado.

Qualquer dúvida, recomendo dar uma olhadinha na seguinte documentação, é bem completa e com vários exemplos legais: https://pandas.pydata.org/docs/reference/api/pandas.DataFrame.iloc.html

Espero ter ajudado