Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] DataFrame aparecendo header duplicado

Olá, estou tendo um problema ao executar o código do tópico de Distribuição de frequências qualitativas no conteúdo 3, aparentemente quando eu crio o dataframe ele já cria com um header, mas que fica em linha separada dos demais header, exemplo abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEntão quando executo o código para renomear o nome da coluna Profissão, ele aparece duplicado conforme imagem abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Versao do pandas: Versão do pandas -> 2.0.3 Como posso resolver isso?

2 respostas
solução!

Oi Amanda, não é que vc está com as colunas duplicadas, é que o pandas trata a coluna do índice de forma diferente das outras. A coluna do índice (sempre a mais da esquerda e que fica com o nome na linha abaixo das outras colunas) é usada para conter identificadores únicos para cada uma das linhas de dados. No seu caso, os dados foram agrupados em função dos nomes de profissão e estes se tornaram o seu índice. Se vc quiser, vc pode resetar o índice desse Dataframe usando o método reset_index() do pandas.

\

# esse modo vai fazer o indice 'Profissão' virar uma coluna do seu dataframe
dist_freq_qualitativas.reset_index(inplace=True)

# se vc não quiser que vire uma coluna, use esse
dist_freq_qualitativas.reset_index(drop=True, inplace=True)

use esse método ao invés do rename_axis() que vc utilizou no segundo print.

Segue um exemplo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obrigada, deu certo :D