1
resposta

[Dúvida] Data Lake ou Staging Area?

Olá!

No curso, é proposto o uso de uma base de dados do SQL Server como repositório de Data Lake. No entanto, na minha opinião, essa base se assemelha mais a uma Staging Area, uma vez que, mesmo com fontes de dados em diversos formatos, os dados serão armazenados de maneira estruturada, ou seja, em formato de tabela do banco de dados.

Eu gostaria de entender o motivo que classifica essa base como um repositório de Data Lake em vez de uma Staging Area.

Obrigado!

1 resposta

Oie! Tudo certo por aí?

Um Data Lake é um repositório de dados que armazena uma grande quantidade de dados brutos em seu formato nativo. Isso inclui dados estruturados, semiestruturados e não estruturados. A ideia principal é ter um lugar onde você pode armazenar todos os seus dados, independentemente de sua origem ou formato, e então realizar a análise quando necessário.

Por outro lado, uma Staging Area é um local intermediário onde os dados são preparados para posterior análise e processamento. Normalmente, os dados são estruturados e limpos antes de serem movidos para a Staging Area.

Agora, a razão pela qual a base de dados do SQL Server no curso é referida como um Data Lake, mesmo que os dados sejam armazenados de maneira estruturada, pode ser devido a uma interpretação mais ampla do termo Data Lake. Alguns profissionais podem considerar um repositório de dados que pode acomodar uma grande variedade de fontes de dados, mesmo que sejam estruturadas, como um tipo de Data Lake.

Se outra dúvida surgir, estamos no fórum.

Abraços! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.