Olá, Marcos! Tudo bem?
Você está absolutamente certo em sua observação sobre o uso de data class
em Kotlin.
As data class
são projetadas para serem contêineres de dados simples, onde o foco é armazenar dados com facilidade, aproveitando funcionalidades automáticas como equals
, hashCode
, toString
, e copy
. Isso é especialmente útil quando a classe é usada principalmente para transportar dados e não possui muita lógica de negócio.
No seu caso, se a classe Gamer
possui várias lógicas de negócio, propriedades mutáveis e comportamentos personalizados, pode ser mais adequado usar uma class
regular. Isso porque uma class
permite maior flexibilidade para implementar lógica de negócio complexa e gerenciar o estado interno de forma mais controlada.
Por exemplo, se você tem métodos que alteram o estado interno do Gamer
de maneira significativa ou precisa garantir invariantes específicas, uma class
regular seria mais apropriada. Além disso, se você está usando propriedades mutáveis, isso também se alinha melhor com uma class
padrão, já que data class
são geralmente mais adequadas para propriedades imutáveis.
Espero ter ajudado e bons estudos!
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