2
respostas

[Dúvida] Dart ou Kotlin

E aí galera, blz?

Tenho uma quanto essas duas linguagem para criação de Apps Mobiles.

Minha dúvida é: qual das duas é melhor (até mais prática e fácil) para desenvolver aplicativos Android?

Ouço muito sobre o Kotlin, no entanto, o Dart é muito interessante.

2 respostas

Bom dia David! Tudo bem?

Cara, a nível de dificuldade, posso estar enganado, mas acredito que ambas estão no mesmo nível. Pode assustar um pouco no início em comparação a linguagens como Python que são populares para iniciantes, mas você se acostuma rápido quando pega a estrutura.
A respeito de ser melhor ou pior, depende do objetivo, mas como você citou especificamente Android, acredito realmente que Kotlin seja melhor por já ser a linguagem de desenvolvimento nativo do sistema. A vantagem de Dart é que você tem acesso ao Flutter, que permite que você já desenvolva seus sistemas para ambas as plataformas. Mas se quiser extrair o máximo de Android de fato, acredito que Kotlin seja uma opção mais interessante para você!

Boa noite Pessoal! Tudo bem com Vocês?

Kotlin por ser a linguagem oficial preferida do Google para Android, tem recursos modernos e segurança aprimorada, como a prevenção de NullPointerExceptions.

Se seu projeto já utiliza código Java, Kotlin se integra perfeitamente, permitindo o uso de bibliotecas e recursos existentes do** Java**.
Kotlin é excelente para a criação de aplicativos robustos e de alto desempenho exclusivamente para a plataforma Android, como explicado pelo Pinheirovini.

Já o Dart (com Flutter) o desenvolvimento multiplataforma, o que permite a criação de aplicativos para Android, iOS e web a partir de uma única base de código, economizando tempo e recursos. Com "hot-reload", recurso imbutido no Flutter, trás agilidade no processo de desenvolvimento.
Performance nativa: O Flutter, embora multiplataforma, compila o código Dart para código de máquina nativo, entregando aplicativos com desempenho de nível nativo.

Resumindo: Kotlin: É a escolha para desenvolvimento Android nativo, com foco em um ecossistema robusto e seguro.
Dart: É a linguagem do Flutter, perfeita para criar interfaces bonitas e aplicativos de alto desempenho para múltiplas plataformas com uma única base de código.