1
resposta

[Dúvida] Dando tudo errado ao Compilar

Boa noite, galera. Aqui está dando problema ao compilar, por mais que tento mudar algo, mas só piora kk.

Segue meu código fogefoge.c:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "FogeFoge.h"
#include "mapa.h"

// Global
MAPA m;
POSICAO heroi;

int acabou(){
    return 0;
}

void move(char direcao) {
    int x;
    int y;
    
    // Se na posição não tiver o FogeFoge, ficará vazio '.'.
    m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.';
    
    // Comando de Movimentação do FogeFoge
    switch(direcao) {
        case 'a':
            m.matriz[x][y-1] = '@';
            heroi.y--;
            break;
        case 'w':
            m.matriz[x-1][y] = '@';
            heroi.x--;
            break;
        case 's':
            m.matriz[x+1][y] = '@';
            heroi.x++;
            break;
        case 'd':
            m.matriz[x][y+1] = '@';
            heroi.y++;
            break;
    }
    
    
}

int main() {
    
    lemapa(&m);
    encontramapa(&m, &heroi, '@');

    do {
        imprimemapa(&m);	
        
        char comando;
        scanf(" %c", &comando);
        move(comando);
        
    } while(!acabou());
        
    liberamapa(&m);
    
}

fogefoge.h:

int acabou();
void move(char direcao);

mapa.c:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"

// Sobre o Ponteiro de m, é possível fazê-lo de duas formas:
// (*m.) ou m->, conforme os exemplos abaixo.

void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c){
// Localiza a Posição do Foge-Foge.
    for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
        for(int j = 0; j < m->colunas; j++){
            if(m->matriz[i][j] == c){
                p->x = i;
                p->y = j;
                break;
            }
        }
    }
}

void liberamapa(MAPA* m){
    for(int i = 0; i < (*m).linhas; i++) {
        free(m->matriz[i]);
    }
    
    free((*m).matriz);
}

void alocamapa(MAPA* m){
    // 'Malloc' é usado para alocar memória dinâmicamente.
    m->matriz = (char**)malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
    for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
        m->matriz[i] = (char*)malloc(sizeof(char) * (m->colunas+1));	
    }
}

void lemapa(MAPA* m){
    FILE* f;
    f = fopen("mapa3.txt", "r");
    if(f == 0) {
        printf("Erro na leitura do mapa.txt.\n");
        exit(1);
    }
    
    fscanf(f, "%d %d\n", &(m->linhas), &(m->colunas));
    
    alocamapa(m);
    
    for(int i = 0; i < 5; i++) {
        fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
    }
    fclose(f);
}

void imprimemapa(MAPA* m){
    for(int i = 0; i < 5; i++) {
        printf("%s\n", m->matriz[i]);
    }
}

mapa.h:

// Grupo de variáveis.
struct mapa {
    char** matriz;
    int linhas;
    int colunas;
};

typedef struct mapa MAPA;

struct posicao {
    int x;
    int y;
};

typedef struct posicao POSICAO;

void liberamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void alocamapa(MAPA* m);
void imprimemapa(MAPA* m);
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c);

Estou usando DEV C++, no jeito que tá, está dando os seguintes erros: Erro no CompiladorSe eu tento acrescentar o #include "mapa.c" no meu fogefoge.c, o erro muda para vários outros:

  • erro no 'struct mapa'
  • erro no 'MAPA'
  • erro no 'struct posicao'
  • erro no 'POSICAO'
  • conflito no 'liberamapa'
  • conflito no 'lemapa'
  • conflito no 'alocamapa'
  • conflito no 'imprimemapa'
  • conflito no 'encontramapa'
  • erro no 'for' do 'encontramapa', acusando de C99 ou C11 (não sei o que é isso)
  • entre outros...

Se alguém puder me ajudar, agradeço. Devo mudar de programa?

1 resposta

Olá, Patrick!

Pelo que pude observar, o problema está relacionado à forma como você está incluindo o arquivo "mapa.c" no seu código "fogefoge.c". Ao incluir um arquivo de código-fonte (.c) em outro arquivo de código-fonte, você está duplicando as definições de estruturas e funções, o que causa conflitos e erros durante a compilação.

Uma solução para esse problema é criar um arquivo de cabeçalho (.h) para o arquivo "mapa.c" e incluir esse arquivo de cabeçalho no seu código "fogefoge.c". Dessa forma, você terá apenas uma definição das estruturas e funções, evitando conflitos.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

  1. Crie um arquivo chamado "mapa.h" e insira nele as definições das estruturas e protótipos das funções presentes no arquivo "mapa.c". O conteúdo desse arquivo seria algo assim:
#ifndef MAPA_H
#define MAPA_H

struct mapa {
    char** matriz;
    int linhas;
    int colunas;
};

typedef struct mapa MAPA;

struct posicao {
    int x;
    int y;
};

typedef struct posicao POSICAO;

void liberamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void alocamapa(MAPA* m);
void imprimemapa(MAPA* m);
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c);

#endif
  1. No seu arquivo "fogefoge.c", remova a linha #include "mapa.c" e adicione a linha #include "mapa.h" no início do arquivo.

Após essas alterações, seu código deve compilar corretamente, sem conflitos de definições.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software