Boa noite, galera. Aqui está dando problema ao compilar, por mais que tento mudar algo, mas só piora kk.
Segue meu código fogefoge.c:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "FogeFoge.h"
#include "mapa.h"
// Global
MAPA m;
POSICAO heroi;
int acabou(){
return 0;
}
void move(char direcao) {
int x;
int y;
// Se na posição não tiver o FogeFoge, ficará vazio '.'.
m.matriz[heroi.x][heroi.y] = '.';
// Comando de Movimentação do FogeFoge
switch(direcao) {
case 'a':
m.matriz[x][y-1] = '@';
heroi.y--;
break;
case 'w':
m.matriz[x-1][y] = '@';
heroi.x--;
break;
case 's':
m.matriz[x+1][y] = '@';
heroi.x++;
break;
case 'd':
m.matriz[x][y+1] = '@';
heroi.y++;
break;
}
}
int main() {
lemapa(&m);
encontramapa(&m, &heroi, '@');
do {
imprimemapa(&m);
char comando;
scanf(" %c", &comando);
move(comando);
} while(!acabou());
liberamapa(&m);
}
fogefoge.h:
int acabou();
void move(char direcao);
mapa.c:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include "mapa.h"
// Sobre o Ponteiro de m, é possível fazê-lo de duas formas:
// (*m.) ou m->, conforme os exemplos abaixo.
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c){
// Localiza a Posição do Foge-Foge.
for(int i = 0; i < m->linhas; i++){
for(int j = 0; j < m->colunas; j++){
if(m->matriz[i][j] == c){
p->x = i;
p->y = j;
break;
}
}
}
}
void liberamapa(MAPA* m){
for(int i = 0; i < (*m).linhas; i++) {
free(m->matriz[i]);
}
free((*m).matriz);
}
void alocamapa(MAPA* m){
// 'Malloc' é usado para alocar memória dinâmicamente.
m->matriz = (char**)malloc(sizeof(char*) * m->linhas);
for(int i = 0; i < m->linhas; i++) {
m->matriz[i] = (char*)malloc(sizeof(char) * (m->colunas+1));
}
}
void lemapa(MAPA* m){
FILE* f;
f = fopen("mapa3.txt", "r");
if(f == 0) {
printf("Erro na leitura do mapa.txt.\n");
exit(1);
}
fscanf(f, "%d %d\n", &(m->linhas), &(m->colunas));
alocamapa(m);
for(int i = 0; i < 5; i++) {
fscanf(f, "%s", m->matriz[i]);
}
fclose(f);
}
void imprimemapa(MAPA* m){
for(int i = 0; i < 5; i++) {
printf("%s\n", m->matriz[i]);
}
}
mapa.h:
// Grupo de variáveis.
struct mapa {
char** matriz;
int linhas;
int colunas;
};
typedef struct mapa MAPA;
struct posicao {
int x;
int y;
};
typedef struct posicao POSICAO;
void liberamapa(MAPA* m);
void lemapa(MAPA* m);
void alocamapa(MAPA* m);
void imprimemapa(MAPA* m);
void encontramapa(MAPA* m, POSICAO* p, char c);
Estou usando DEV C++, no jeito que tá, está dando os seguintes erros: Se eu tento acrescentar o #include "mapa.c" no meu fogefoge.c, o erro muda para vários outros:
- erro no 'struct mapa'
- erro no 'MAPA'
- erro no 'struct posicao'
- erro no 'POSICAO'
- conflito no 'liberamapa'
- conflito no 'lemapa'
- conflito no 'alocamapa'
- conflito no 'imprimemapa'
- conflito no 'encontramapa'
- erro no 'for' do 'encontramapa', acusando de C99 ou C11 (não sei o que é isso)
- entre outros...
Se alguém puder me ajudar, agradeço. Devo mudar de programa?