3
respostas

[Dúvida] Dados georreferenciados

Boa noite. Gostaria de uma ajuda para encontrar, no site do IBGE, os dados georreferenciados de outros estados. Eu tentei acompanhar a aula com os dados de Recife-PE e o arquivo com os setores censitários não reconhece os bairros.

3 respostas

Oi, Isaac. Tudo certinho?

Os dados do IBGE podem ser encontrados nesse link.

Espero que dê tudo certo!

Abraços.

Oi, Larissa! Obrigado por tentar me ajudar.

Então, eu fui no link e tudo. Porém, o arquivo .shp quando aberto com o geopandas não é o mesmo. As colunas não são as mesmas e não aparece a coluna NM_BAIRRO, entre outras. Eu já rodei na página do IBGE e não estou conseguindo encontrar. Se você puder me ajudar mais uma vez, agradeço.

Até mais

Opa, Isaac!

Desculpe pela demora em te responder. Estive de férias e estou retornando hoje.

Puxa, parece que há uma divergência nos dados disponibilizados pelo IBGE, pois alguns estados realmente não possuem nomes de bairros. Fiz alguns testes com o meu estado também, SC, e não pude seguir a aula exatamente da mesma forma. Uma alternativa que encontrei foi adaptar o código para analisar os diferentes tipos de situações populacionais.

Com o código pe['NM_SIT].unique(), descobrimos quais categorias estão presentes nessa coluna, veja:

array(['Área Urbana de Alta Densidade de Edificações',
       'Área Urbana de Baixa Densidade de Edificações',
       'Área Rural (exclusive aglomerados)', 'Povoado', 'Núcleo Urbano',
       'Lugarejo', 'Núcleo Rural', 'Massa de Água'], dtype=object)

Com um pouquinho de criatividade, é possível explorar as possibilidades do folium de acordo com aquilo que o IBGE fornece para cada localidade.

Espero que o curso seja proveitoso para você! Se tiver mais dúvidas, conte com o fórum.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software