2
respostas

[DÚVIDA] Dados brutos GA4

Pessoal, boa tarde!

Estou realizando um dos cursos da Alura, o de "Data Analytics: Machine Learning no Marketing Digital" e estou tentando achar na internet a forma de baixar os dados brutos do GA4 para praticar os ensinamentos das aulas nos meus próprios dados. Acontece que não acho esse caminho, maioria das buscas na internet terminam em "como baixar relatórios" ou coisas parecidas. Aguém consegue dar essa luz?

Obrigado

2 respostas

Olá, Miguel!

Entendo que você esteja tendo dificuldades para encontrar como baixar os dados brutos do GA4 (Google Analytics 4). Infelizmente, as recentes atualizações do Google Analytics 4 não permite o download direto de dados brutos como o Universal Analytics permitia.

No entanto, existe uma alternativa que pode te ajudar. Você pode conectar o GA4 ao Google BigQuery, que é uma plataforma de análise de dados em nuvem do Google. A partir do BigQuery, você pode exportar seus dados para um arquivo CSV, por exemplo, e assim terá acesso aos seus dados brutos.

Para fazer isso, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Vá até a sua conta do Google Analytics 4.
  2. No menu à esquerda, clique em "Admin".
  3. Em "Propriedade", clique em "BigQuery Linking".
  4. Clique em "Link" e siga as instruções para conectar sua conta do GA4 ao BigQuery.

Depois de conectar o GA4 ao BigQuery, você poderá exportar seus dados brutos. Aqui estão os passos:

  1. Vá até a sua conta do Google BigQuery.
  2. Selecione o conjunto de dados que você deseja exportar.
  3. Clique em "Exportar" e escolha o formato do arquivo (por exemplo, CSV).
  4. Clique em "Exportar" novamente para iniciar a exportação dos dados.

Lembre-se de que o BigQuery é um serviço pago, mas o Google oferece uma camada gratuita que pode ser suficiente para as suas necessidades.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, Ana. Tudo bem? Obrigado pela Luz. Eu só fiquei com dúvida no segundo passo do BigQuery. Não utilizo essa ferramenta, não consigo achar onde selecionar o conjunto de dados. Acabo sempre "caindo" em uma visualização de SQL. Consegue me dar essa última orientação? Obrigado !

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obs: Minha configuração no GA4 ficou assim, espero que não signifique que só seja possível apenas com faturamento ativo na nuvem.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software