O programa está funcionado direitinho, minha duvida é porque ainda temos que colocar rodada entre o for in range. Eu até testei colocando outra palavra aleatória e da erro, porque dá erro?
O programa está funcionado direitinho, minha duvida é porque ainda temos que colocar rodada entre o for in range. Eu até testei colocando outra palavra aleatória e da erro, porque dá erro?
Jorge, a rodada está sendo atrelada às tentativas do usuário e ao chute fornecido em cada iteração. (Rodada e chute estão sendo atualizados a cada repetição).
O range () é usado para garantir que teu programa cada vez que rode e pergunte ao usuário qual número escolher, as tentativas estejam dentro do limite que você estipulou (de um a três tentativas).
Por isso você usa esse módulo do python. Ele estabelece uma sequencia de números que você pode utilizar como sendo os seus limites de atuação. O laço for vai te oferecer repetições, até que a lógica construída nele se finde. Que o usuário perca o jogo ou ganhe, dentro do limite das tentativas.
Você não pode mudar a palavra "range". Isso é um módulo, ele tem uma função no código, se mudar isso vai dar erro. Vc precisaria construir outra lógica para poder mudar esse constructo. (Existem várias formas de fazer isso, mas eu priorizaria essa da sua aula por enquanto.)
E, lembre-se, se mudar qualquer outro nome de variáveis no código, precisa adequá-las nas demais linhas que essas mesmas variáveis aparecerem dentro do teu programa. Caso contrário, o Python vai sinalizar um erro. Você conseguiu detectar isso quando mudou a rodada, por exemplo. Essa palavra "rodada" pode ser mudada, contanto que você a modifque em TODAS as linhas de código que ela aparecer.
Segue a documentação do range(), caso precise: https://docs.python.org/3/library/functions.html#func-range