Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Dúvida da função do Power Query

Olá instrutores, tudo bem?

Antes de mais nada, eu desejo um feliz ano novo a todos!

Gostaria de entender melhor a função do power query, é a primeira vez que eu estou tendo contato com o Power BI. Assistindo as aulas e procurando informação na internet, eu entendi que o power query transformar e preparar dados quando eles são importados. Porém, em uma das aulas do curso introdutório do power BI, o professor diz que o power query é usado para criar filtros e consultas, e isso não está fazendo sentido para mim. Talvez porque eu ainda não finalizei o primeiro módulo, mas gostaria de confirmar essa informação.

Obrigada pela atenção!

1 resposta
solução!

Oi, Tereza! Feliz ano novo para você também! :)

O Power Query é, de fato, uma ferramenta de transformação e preparação de dados. Quando pensamos em filtros e consultas, estamos tratando justamente desses aspectos.

Por meio do Power Query, podemos aplicar filtros aos dados durante a etapa de transformação. É possível, por exemplo, filtrar registros com base em condições específicas, removendo dados desnecessários para a nossa futura análise. Um processo bastante comum é filtrar as informações contidas em uma certa coluna, remodelando, assim, a tabela como um todo.

Na imagem abaixo, selecionei uma coluna e decidi que aplicaria um filtro sobre ela:

Aplicando um filtro sobre uma coluna, no Power Query.

A decisão sobre quando e qual filtro aplicar, no Power Query, dependerá bastante dos nossos objetivos!

Ah, e sobre as consultas: no Power Query, elas representam operações de importação, transformação e combinação dados de distintas fontes. As consultas são organizadas em etapas que são aplicadas sequencialmente aos dados.

Quando estamos dando os nossos primeiros passos em uma tecnologia nova, é completamente normal ter esses questionamentos, Tereza! Quanto mais mergulharmos em uma ferramenta, menos complexos se tornarão seus conceitos e funcionalidades.

Espero ter ajudado com a explicação e você tenha boas experiências neste aprendizado sobre Power BI! Se surgirem outras dúvidas, pode contar comigo.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!