Oi, Tereza! Feliz ano novo para você também! :)
O Power Query é, de fato, uma ferramenta de transformação e preparação de dados. Quando pensamos em filtros e consultas, estamos tratando justamente desses aspectos.
Por meio do Power Query, podemos aplicar filtros aos dados durante a etapa de transformação. É possível, por exemplo, filtrar registros com base em condições específicas, removendo dados desnecessários para a nossa futura análise. Um processo bastante comum é filtrar as informações contidas em uma certa coluna, remodelando, assim, a tabela como um todo.
Na imagem abaixo, selecionei uma coluna e decidi que aplicaria um filtro sobre ela:
A decisão sobre quando e qual filtro aplicar, no Power Query, dependerá bastante dos nossos objetivos!
Ah, e sobre as consultas: no Power Query, elas representam operações de importação, transformação e combinação dados de distintas fontes. As consultas são organizadas em etapas que são aplicadas sequencialmente aos dados.
Quando estamos dando os nossos primeiros passos em uma tecnologia nova, é completamente normal ter esses questionamentos, Tereza! Quanto mais mergulharmos em uma ferramenta, menos complexos se tornarão seus conceitos e funcionalidades.
Espero ter ajudado com a explicação e você tenha boas experiências neste aprendizado sobre Power BI! Se surgirem outras dúvidas, pode contar comigo.
Um abraço!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!