Olá Jorge!
Pelo que entendi, você está tentando criar um jogo de adivinhação em JavaScript e está tendo problemas com o código. Na primeira versão que você postou, o erro com a variável divinatedNumber
ocorre porque ela está sendo definida dentro da função sorteia
, mas é usada fora dela, no if
que verifica se o número adivinhado é igual ao número pensado. Além disso, a variável toughtNumber
também está sendo definida dentro da função sorteia
, mas é usada fora dela, no mesmo if
.
Na segunda versão do código, você está no caminho certo, mas há um pequeno erro de digitação. Em vez de Math.Round
, deve ser Math.round
(com a primeira letra minúscula). Além disso, você definiu a variável numeroPensado
, mas usou numeroPensado
na condição do if
, em vez de chute
.
Aqui está uma versão corrigida do seu código:
<meta charset="UTF-8">
<h2> divinator Game </h2> <br> <hr>
<script>
var numero = (parseInt(prompt("Digite um número maximo para o sorteio ")));
function br() {document.write("<br> <br>")}
function type(text) {document.write(text);
br(); }
function sorteio(numero) { var numeroPensado = (Math.round(Math.random() * numero));
var chute = (parseInt(prompt("what is your bet? ")));
}
if (numeroPensado == chute) {
type("acertou!")
}
else {type("errou, o certo é : " + numeroPensado)}
sorteio(numero)
</script>
É natural cometer esse tipo de erro quando estamos iniciando, e a prática ajuda bastante a passar a identificar e corrigir esses erros. Parabéns pela dedicação!
Um grande abraço e bons estudos!