Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida da Classe Secretaria

Na classe SecretariaAgencia e SecretariaAdministrativa implementam o getBonificação. Gostaria de saber se o polimorfismo da classe Funcionario ou são métodos distintos ?

3 respostas

Pra saber se é polimorfismo, basta olhar se ambas as classes possuem herança da mesma classe e se na classe pai existe o método.

Lembrando que o cenário é própicio a ser já que a bonificação para cada cargo tende a ser diferente.

solução!

Oi Luis, tudo bom?

Se você estiver se referenciando à esse diagrama:

http://s3.amazonaws.com/caelum-online-public/FJ-11/funcionario3.png

Sim, cada um tem sua implementação de getBonificacao. Pois, esse método é abstrato na classe Funcionario (que também é uma classe abstrata). Secretaria herda esse método abstrato de Funcionario. Ou seja, herda ele "sem implementação". E, também não implementa, sendo por consequencia uma classe abstrata também.

Como SecretariaAdministrativa e SecretariaAgencia não são abstratas, obrigatoriamente implementam o método abstrato herdado de Secretaria e Funcionario =)

O conceito de polimorfismo não se encaixa nesse cenário. Estamos falando de herança de métodos e classes abstratas apenas.

Abraço e bons estudos.

Gerente joaquim = new Gerente();
joaquim. ....

Olá, de acordo com o exemplo, como faço a herança entre Gerente e Diretor? A classe gerente tem que ser abstract? Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software