1
resposta

[Dúvida] Custo ao provisionar recursos no Azure

Prezados,

Estou realizando o curso AZ-900, porém sem colocar os exercícios em prática no momento, pois já utilizei meus créditos anteriormente.
Notei que o Ricardo costuma provisionar alguns recursos e removê-los logo em seguida, e isso me gerou uma dúvida sobre a forma de cobrança.

A simples criação de um recurso já gera custos, mesmo que ele seja excluído logo depois? Pergunto para evitar qualquer cobrança inesperada ao final do mês.

Obrigado.

1 resposta

Ola!

De forma geral, simplesmente criar um recurso pode gerar custo, mas isso depende do tipo de serviço e do modelo de cobrança dele.

Alguns pontos importantes para ficar claro:

• A maioria dos serviços do Azure é cobrada pelo tempo de uso (por hora, por segundo ou por consumo).
    Ou seja: se você cria um recurso, ele começa a ser cobrado a partir do momento em que fica ativo, mesmo que seja por poucos minutos.

• Excluir o recurso interrompe a cobrança, então quando o Ricardo cria e remove logo em seguida, o custo costuma ser bem baixo (às vezes alguns centavos), mas não é zero.

• No caso específico do Azure Cosmos DB, ele é um serviço que pode gerar custo assim que provisionado, porque você define:

• Throughput (RU/s)
    • Tipo de conta
      Esses itens já entram em cobrança enquanto o recurso existir.
  • Alguns serviços têm camada gratuita (Free Tier) ou cotas mensais gratuitas, mas isso precisa ser explicitamente selecionado na criação do recurso. Se não marcar essa opção, a cobrança é normal.

• Criar apenas o Resource Group não gera custo. O custo vem dos recursos que você coloca dentro dele.

Resumindo:

Criar e excluir rapidamente um recurso pode gerar cobrança, mas geralmente é mínima. Ainda assim, existe risco de custo se não houver Free Tier ou se o recurso ficar ativo por algum tempo.

Para evitar qualquer surpresa:

• Sempre confira a aba Pricing ou Cost Management.
  • Use Free Tier quando disponível.
  • Exclua os recursos logo após o teste.
  • Se não tiver créditos, como você está fazendo agora, acompanhar apenas a aula sem executar é totalmente válido.

Sua cautela está certíssima melhor prevenir do que levar susto na fatura depois.