1
resposta

[Dúvida] Curva de aprendizagem

Eu fiz assim sozinho com a ajuda das aulas, mas ainda faltava algo e pedi ajuda para o DeepSeek, ele retornou como código certo e fez melhorias no código, acrescentando uma variável para fazer a diferença e após faz a porcentagem, na realidade eu pensei em fazer isso mas não sabia como fazer em Python, e também não foi abordado no curso tal recurso. Qual o conselho quando isso acontece? Eu tento fazer e peço ajuda e entendo o código e analiso? Digo por conta da curva minha pessoal de aprendizado, não gostaria de copiar e colar, mas sim entender, o que indicam? Vou postar o código do deepseek logo após o meu código.

vendas_janeiro = float(input('Digite o total de vendas em Janeiro de 2025: '))
vendas_fevereiro = float(input('Digite o total de vendas em Fevereiro de 2025: '))

if vendas_janeiro < vendas_fevereiro:
  print('A porcentagem foi positiva')
else:
  print('A porcentagem foi negativa')

vendas_janeiro = float(input('Digite o total de vendas em Janeiro de 2025: '))
vendas_fevereiro = float(input('Digite o total de vendas em Fevereiro de 2025: '))
# Calcula a diferença e porcentagem
diferenca = vendas_fevereiro - vendas_janeiro
if vendas_janeiro != 0:  # Evita divisão por zero
    porcentagem = (diferenca / vendas_janeiro) * 100
else:
    porcentagem = 0

# Analisa o resultado
if diferenca > 0:
    print(f'Crescimento positivo de {porcentagem:.2f}%')
elif diferenca < 0:
    print(f'Queda negativa de {abs(porcentagem):.2f}%')
else:
    print('As vendas permaneceram estáveis (0% de variação)')
1 resposta

Oi, tudo bem?

Entendo totalmente sua preocupação em não só copiar e colar o código, mas realmente entender o que ele faz para aprender de verdade.

Usar a IA para estudar não é errado. Na verdade, se for usada do jeito certo, ela pode te ajudar a aprender mais rápido. Minha dica é: quando a IA sugerir um código, leia com calma e tente entender cada linha. Veja o que cada parte faz e por que está ali. Por exemplo, no código que você mandou, a linha diferenca = vendas_fevereiro - vendas_janeiro calcula a diferença entre as vendas dos dois meses, e o if vendas_janeiro != 0 serve para evitar dividir por zero quando for calcular a porcentagem.

Se tiver alguma parte que você não entendeu, peça para a IA explicar de novo. Pode pedir para ela usar comparações com coisas do dia a dia ou até explicar como se fosse para uma criança.

Também recomendo testar o código. Tente mudar alguns valores ou fazer pequenas alterações para ver o que acontece. Isso ajuda muito a entender melhor.

E sempre, procure materiais extras sobre os assuntos e leia a documentação.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!