Olá pessoal, tudo bem?
Estava pesquisando aqui na Alura alguns cursos sobre estrutura de dados e não encontrei. Eu encontrei uma formação de um aluno e achei interessante que tinha exatamente o que eu queria, temas como: pilha, filha, árvores etc. Mas alguns cursos estão marcados como descontinuados, o que acho até estranho em relação a estrutura de dados pq é um tema "antigo" e que está na base da computação, como esse tipo de conteúdo pode ser descontinuado?
Eu me formei em um curso técnico em 2018 e em relação a estrutura de dados o último tema que eu vi foi árvore binária, eu gostaria de relembrar algumas coisas de estrutura de dados e ir além, aprender mais coisas "depois" de árvore binária. Vocês tem recomendações de quais cursos fazer aqui ou até mesmo fora da Alura? Artigos, qualquer coisa que me ajude nisso.
E acho importante explicar o motivo dessa minha procura, eu estou no mercado de trabalho como programador front-end faz cinco anos e eu sinto que as vezes me falta os conceitos da computação. Eu não fiz faculdade, algo que pretendo fazer ano que vem, então sinto que minha base teórica é fraca as vezes. Em casos do dia-a-dia, usando for
dentro de for
e eu pensando "Eu sei que essa não é melhor forma, mas me falta a teoria pra conseguir pensar em algo melhor". Nesse caso de for
dentro for
eu acabei conhecendo a função reduce
do javascript e me ajudou hahahhahah.
Sabe aqueles problemas do tipo: "Qual é a maneira mais eficiente de percorrer esse array?", "Qual é a melhor maneira de fazer essa busca?". Eu sei que estrutura de dados é um assunto "velho", dependendo do com que você trabalha você nunca vai ter que programar uma árvore binária e se tiver, provavelmente ela já vai estar pronta. Mas mesmo assim, eu acho importante saber a teoria, pra eu não ficar achando que programação é mágica, saber como funciona o código por baixo daquela função de ordenação etc.
Então se vocês puderem recomendar conteúdos sobre estrutura de dados, análise de algoritmos e matemática, fico muito agradecido!