2
respostas

[Dúvida] Cursos sobre estrutura de dados e mais

Olá pessoal, tudo bem?

Estava pesquisando aqui na Alura alguns cursos sobre estrutura de dados e não encontrei. Eu encontrei uma formação de um aluno e achei interessante que tinha exatamente o que eu queria, temas como: pilha, filha, árvores etc. Mas alguns cursos estão marcados como descontinuados, o que acho até estranho em relação a estrutura de dados pq é um tema "antigo" e que está na base da computação, como esse tipo de conteúdo pode ser descontinuado?

Eu me formei em um curso técnico em 2018 e em relação a estrutura de dados o último tema que eu vi foi árvore binária, eu gostaria de relembrar algumas coisas de estrutura de dados e ir além, aprender mais coisas "depois" de árvore binária. Vocês tem recomendações de quais cursos fazer aqui ou até mesmo fora da Alura? Artigos, qualquer coisa que me ajude nisso.

E acho importante explicar o motivo dessa minha procura, eu estou no mercado de trabalho como programador front-end faz cinco anos e eu sinto que as vezes me falta os conceitos da computação. Eu não fiz faculdade, algo que pretendo fazer ano que vem, então sinto que minha base teórica é fraca as vezes. Em casos do dia-a-dia, usando for dentro de for e eu pensando "Eu sei que essa não é melhor forma, mas me falta a teoria pra conseguir pensar em algo melhor". Nesse caso de for dentro for eu acabei conhecendo a função reduce do javascript e me ajudou hahahhahah.

Sabe aqueles problemas do tipo: "Qual é a maneira mais eficiente de percorrer esse array?", "Qual é a melhor maneira de fazer essa busca?". Eu sei que estrutura de dados é um assunto "velho", dependendo do com que você trabalha você nunca vai ter que programar uma árvore binária e se tiver, provavelmente ela já vai estar pronta. Mas mesmo assim, eu acho importante saber a teoria, pra eu não ficar achando que programação é mágica, saber como funciona o código por baixo daquela função de ordenação etc.

Então se vocês puderem recomendar conteúdos sobre estrutura de dados, análise de algoritmos e matemática, fico muito agradecido!

2 respostas

Também acho estranho terem descontinuado esses tipos de cursos. Matemática também teve seus cursos descontinuados. O que pra mim, não faz o menor sentido. Todo curso de programação é pra programar a mesma coisa. Se você entende bem duas linguagens diferentes, você consegue aprender qualquer outra bem fácil, não precisa ficar criando os mesmos projetos de banco e jogo da forca em 7 linguagens diferentes pra entende-las. Mas estruturas de dados e matemática estão presentes em diversas áreas importantes da programação, não me parece interessante deixar esses cursos pra lá. Mas, anyway, ainda dá para cursa-los. Só provavelmente não devem lançar novos cursos e nem prestar suporte (eu acho). O que eu recomendo caso tenha interesse em se aprofundar em estruturas de dados complexas são livros : ) Costumam ser muito bons, se aprofundar bastante no assunto, não possuem anúncio e o acesso é vitalício. Eu tenho um de C e dois de C++, acho que só essas duas linguagens já bastam para eu conseguir replicar as mesmas estruturas em qualquer outra linguagem.

Muito obrigado Rodrigo pela resposta, ontem comecei a pesquisar uns cursos por fora e achei esses, eles são da University of California San Diego, dei uma pesquisada e essa universidade está no top 15 mundialmente na área de pesquisa, então provavelmente os cursos são muito bons.

Com certeza vou fazer eles, mas também vou pensar na ideia dos livros que você disse, muito obrigado. Quem tiver mais sugestões, por favor deixem-as aqui também, pra mim e outras pessoas que estejam interessadas em aprender mais sobre isso.