1
resposta

[Dúvida] Curso como um todo

Não é bem uma dúvida!

Meu foco está no desenvolvimento web, mais especificadamente no front-end. Entretanto, percebi que seria preciso estudar alguns conceitos de back-end pois isso seria de grande valia pro meu desenvolvimento.

Vendo o conteúdo desse curso em questão confesso que fico me perguntando como, onde e quando vou usar tanta 'informação', rs!? Talvez isso esteja atrelado ao fato de não trabalhar com programação. Detalhe, diferente dos outros cursos que concluí até agora, seja voltado para front-end ou para o back-end esse é o que mais eu tenho ido no 'automático' e, por muitas vezes, me sentindo perdido, o que acaba me desmotivando/frustrando um pouco!

1 resposta

Oi Rosemberg! Tudo bem?

Quando estamos aprendendo algo novo, especialmente em áreas que não são nosso foco principal, é comum nos sentirmos um pouco perdidos. No entanto, é ótimo que você esteja se aventurando no back-end, pois isso pode realmente enriquecer seu conhecimento e habilidades no desenvolvimento web como um todo.

No contexto do curso que você está fazendo, o uso do Node.js e do módulo fs (File System) é uma introdução ao mundo do back-end, onde manipulamos arquivos diretamente no servidor. Isso é muito útil para tarefas como gerar relatórios, processar dados e muito mais. Por exemplo, imagine que você está desenvolvendo uma aplicação que precisa gerar um arquivo de log ou um relatório que será enviado por e-mail. Saber como criar e manipular arquivos é essencial para isso.

A parte do código assíncrono com async/await é outra habilidade crucial, pois no ambiente de desenvolvimento web, muitas operações são assíncronas (como chamadas a APIs ou leitura/escrita em arquivos), e entender como lidar com isso de maneira eficiente é uma grande vantagem.

Se você está se sentindo no "automático", talvez seja uma boa ideia tentar implementar pequenos projetos pessoais que integrem front-end e back-end, mesmo que simples, para ver essas tecnologias trabalhando juntas. Isso pode ajudar a solidificar seu entendimento e mostrar como esses conceitos se aplicam no mundo real.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.