Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Dúvida Curiosidade!!

Boa noite Flávio tudo bom. Esse pergunta agora é a título de curiosidade. Como o GoogleDrive ou mesmo o OneDrive fazem para criarem aquelas pastas em seus diretórios aonde eu as renomeio e guardo meus arquivos.

Com angular 2 dá pra fazer isso ?

Att. Gabriel.

7 respostas

Oi Gabriel, tudo bem? Não sou o Flávio claramente, mas vou tentar responder sua pergunta. Acredito que só com angular você não consegue ainda fazer isso. O que acontece é que a criação da pasta em sí é um acesso ao disco e isso exige uma comunicação com o SO.

O que você pode fazer é ter uma chamada a uma API dentro do seu projeto Angula, para algo que possa acessar o disco, como Node.JS por exemplo, e ai, fazer o mesmo que estes serviços fazem.

Com certeza o Flávio vai passar por aqui pra deixar uma resposta mais acertada. Estou dando um chute aqui. Abraço.

Opa obrigado pelo retorno Wanderson Macêdo.

Se eu fosse pesquisar a respeito, pesquisaria pelo que ?

A comunicação que exige não seria do tipo SOA ?

O assunto pro meu entendimento é tão "fora da casinha" que não sei nem por onde começar as pesquisas e é algo que me interessa.

Att. Gabriel.

solução!

SO = Sistema Operacional, Windows, Linux, Mac... Algumas coisas pra pesquisar seria, Algo no backend que seja simples de fazer Restful por exemplo, mas você pode fazer Ajax simples para alguma API escrita em uma linguagem que acesse o Sistema Operacional, para assim poder fazer o acesso ao sistema de arquivos e disco rigido.

Caso consiga achar algum link que fale do assunto em específico ou que se aproxime (criando pastas, diretórios) --- poste aqui se possível.

Att. Gabriel.

Gostaria de insistir ... se tiver alguma mateia para eu dar uma olhada .... favor postar aqui ... eu não entendi direito ainda.

"Algumas coisas pra pesquisar seria, Algo no backend que seja simples de fazer Restful " .... isso é um campo muito vasto ... se tiver como ser mais especifico ou se tiver alguma matéria alinhada a pergunta que construa pastas etc.... ficarei muito grato.

Att. Gabriel.

Gabriel, pra fazer o que você está me perguntando exige um conhecimento de vários outros campos.

O acesso ao sistema operacional para criação de pastas por exemplo, pode ser feito com Java utilizando classes do pacote I/O. Pode ser feito também com NodeJS usando javascript e o pacote fs. Você também precisa usar essas ferramentas para listar as pastas e arquivos que já estão no disco.

Agora, para que você consiga criar a pastinha pelo navegador, você precisa de uma ação, um formulário que faça com que o servidor crie essa pasta no sistema de arquivos dele e responda o status deste processo, se deu erro ou não.

Se você quiser fazer isso tudo sem que a página fique recarregando, você precisa usar ajax, seja com Angular ou com qualquer outro framework, e o servidor precisa saber responder ao ajax utilizado pelo cliente - por isso falei de Restful.

Não é uma coisa tão trivial de se fazer, não chega a ser um grande desafio - beirando o impossível - mas não é tão simples, por isso que não é fácil encontrar um post, um artigo, um livro falando desse assunto especificamente.

Contudo, deixei as palavras chaves aqui pra que você pudesse pesquisar um pouco. Pense sobre o que você quer fazer, pense no processo. Você aprenderá muito mais pensando nisso, pesquisando estes passos que falei e fazendo aos poucos do que simplesmente lendo um post.

Vi que você ainda não fez nem um outro curso além do que está fazendo agora, de Angular. Como você já está entrando pelo mundo javascript, experimente olhar o curso de Nodejs, muito do que falei é apresentado lá, veja o curso de MEAN também, onde você também aprenderá bastante sobre o que falei.

O que não tem na Alura por enquanto que você vai precisar pesquisar, o acesso ao disco, mas como você já terá noção de nodejs, basta pesquisar como utilizar o fs do node e estará a um passo de fazer seu projeto.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Só pra lembrar: Os cursos de NodeJS são dois, você pode fazer os dois e o curso de MEAN é um só. Boa sorte!

Opa Wanderson, muito obrigado pelo retorno.

Quanto aos cursos eu já fiz praticamente todos de Fronte-And (Framework MVC) talvez não apareça pra você porque estou dando mais atenção aos vídeos uma vez que curso Engenharia de Computação no Inatel e lá a faculdade é cruel .... assim preferi dar foco nos vídeos, e quando oportuno responderei as questões (testes) completando assim os cursos em 100%, o que vai aparecer pra você.

Quanto as demais informações muito obrigado novamente, vou tentar seguir o seu conselho e caso as dúvidas persistam após pesquisas entrarei em contato novamente.

Att. Gabriel Velloso.