Olá Bruno, eu fiz engenharia da computação e me formei em 2013, no meu tempo de faculdade tivemos aula de Java sim, mas foram em poucas ocasiões, bom vamos ver se consigo te ajudar nesse quesito... no primeiro ano tive um pouco de programação, isso foi na aula de lógica digital e programação, a primeira parte do curso tive lógica digital, aprendi a trabalhar binários, fazer pequenos circuitos que acendem leds usando portas lógicas e por aí vai, e na segunda parte eu tive programação, mas foi com linguagem C, mas não foi nada muito avançado, literalmente voltado para lógica também.
No segundo ano tive uma matéria mais voltada a programação, me aprofundei mais em C, aprendendo a fazer ponteiros e a usar certas bibliotecas e depois disso comecei a ver orientação à objetos, nesse momento comecei a ter Java. Quando cheguei no terceiro ano eu tive algoritmos e estrutura de dados, nesse caso ficava a critério do professor escolher qual linguagem ele iria usar para nos dar aula, e o professor escolheu Java também. Depois disso não usei Java mais como matéria principal em nenhum momento, usei para alguns exercícios na matéria de banco de dados, e no TCC quando desenvolvemos uma aplicação Android, o resto do curso foi voltado em assembly, C, e umas outras linguagens em alguns semestres.
Espero ter ajudado.