1
resposta

[Dúvida] Critérios de aceite - Cadastro

  • Adicionar ícone de olho clicável que possibilite a visualização da senha no campo "Senha";
  • Substituir imagem lateral para uma que contenha um símbolo de banco de dados - sinalizando o registro + animação de transistion com fade topdown de 0.3s assim que carregar os demais componentes visuais da página.
  • Caso a tentativa de registro falhe, exibir caixa (mesmo comprimento do botão "Registrar" + largura de 100% da view) de aviso em amarelo com símbolo de alerta acima do botão "Registrar", adicionando a frase dentro deste container "Verifique os dados digitados e tente novamente".
  • Se o cadastro for efetuado com sucesso, substituir palavra "Registrar" por "Registrado", mudando a cor do botão para verde.

Fico com a dúvida em relação a descrição dos critérios que fiz, visto que acabei por detalhar e muito. Porém, caso essa descrição não seja classificado como "critérios de aceite", como poderia classificá-los?

1 resposta

Fala, Bruno! Como vai?

A descrição que você fez é muito detalhada e isso é ótimo! Na verdade, o que você fez pode ser considerado como critérios de aceite, pois você está especificando o comportamento esperado do sistema em determinadas condições.

Os critérios de aceite são usados para confirmar quando uma tarefa de desenvolvimento de software foi concluída e funciona conforme o esperado. Portanto, quanto mais detalhado, melhor, desde que esses detalhes sejam relevantes para a funcionalidade em questão.

Por exemplo, no seu caso, você está falando sobre um ícone clicável para visualização da senha, a imagem lateral, a mensagem de erro em caso de falha no registro e a mudança de cor do botão após o registro bem-sucedido. Todos esses são comportamentos esperados específicos que você deseja ver quando a funcionalidade de registro for implementada. Portanto, eles se enquadram perfeitamente como critérios de aceite.

O importante é que os critérios de aceite sejam claros, mensuráveis e testáveis, o que parece ser o caso dos seus.

Uma informação menos detalhada seria uma "história de usuário", e no escopo da história de usuário colocaríamos os critérios de aceito e regras de negócio, lembrando apenas que a criação da história de usuário é feita pelo P.O. ou outro líder do projeto para definir o que o cliente deseja.

Espero ter ajudado e bons estudos! =]

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software