Olá, estou tentando resolver este exercício, mas quando chega na hora de resolver a média não consigo desenvolver o código da forma correta, alguém poderia me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, estou tentando resolver este exercício, mas quando chega na hora de resolver a média não consigo desenvolver o código da forma correta, alguém poderia me ajudar?
Olá Flávia, tudo bem com você?
Neste exercício, a primeira coisa que precisamos fazer é solicitar as três notas para a pessoa usuária. Para isso, você pode usar a função input(), que irá permitir que a pessoa insira as notas. Um detalhe importante é que a função input() retorna uma string, então precisaremos converter a entrada para um número usando a função float():
nota_1 = float(input('Digite a 1° nota: '))
nota_2 = float(input('Digite a 2° nota: '))
nota_3 = float(input('Digite a 3° nota: '))
Porém, ainda precisamos calcular a média e para isso iremos somar as notas e dividir o resultado pelo total de notas, nesse caso, 3. Um detalhe importante nesse ponto, é que a somatória deve estar entre parênteses, pois queremos dividir todas as notas por 3:
media = (nota_1+nota_2+nota_3)/3
print(f'Média das notas: {media}.')
Dessa forma, ao executarmos o código, teremos a média gerada após a inserção dos dados. Deixo abaixo o código completo da explicação:
nota_1 = float(input('Digite a 1° nota: '))
nota_2 = float(input('Digite a 2° nota: '))
nota_3 = float(input('Digite a 3° nota: '))
media = (nota_1+nota_2+nota_3)/3
print(f'Média das notas: {media}.')
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.
Em caso de dúvidas estou à disposição.
Abraços e bons estudos!