1
resposta

[Dúvida] Crie um código que solicita 3 notas de um estudante e imprima a média das notas.

Olá, estou tentando resolver este exercício, mas quando chega na hora de resolver a média não consigo desenvolver o código da forma correta, alguém poderia me ajudar?

1 resposta

Olá Flávia, tudo bem com você?

Neste exercício, a primeira coisa que precisamos fazer é solicitar as três notas para a pessoa usuária. Para isso, você pode usar a função input(), que irá permitir que a pessoa insira as notas. Um detalhe importante é que a função input() retorna uma string, então precisaremos converter a entrada para um número usando a função float():

nota_1 = float(input('Digite a 1° nota: '))
nota_2 = float(input('Digite a 2° nota: '))
nota_3 = float(input('Digite a 3° nota: '))

Porém, ainda precisamos calcular a média e para isso iremos somar as notas e dividir o resultado pelo total de notas, nesse caso, 3. Um detalhe importante nesse ponto, é que a somatória deve estar entre parênteses, pois queremos dividir todas as notas por 3:

media = (nota_1+nota_2+nota_3)/3
print(f'Média das notas: {media}.')

Dessa forma, ao executarmos o código, teremos a média gerada após a inserção dos dados. Deixo abaixo o código completo da explicação:

nota_1 = float(input('Digite a 1° nota: '))
nota_2 = float(input('Digite a 2° nota: '))
nota_3 = float(input('Digite a 3° nota: '))

media = (nota_1+nota_2+nota_3)/3
print(f'Média das notas: {media}.')

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!