Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Criar variáveis ou referenciar medidas já existentes?

Olá, depois de realizar os exercícios, cheguei a conclusão de que é possível criar medida de 3 formas, a 1ª é escrevendo toda a fórmula sem usar variáveis, o que eu acredito que seja a maneira mais ineficiente, aqui está um exemplo:

Margem Bruta = (SUMX(Livros,'Livros'[Preço Unitário]*'Livros'[Quantidade de vendas])) - (SUMX(Livros,Livros[Preço de custo]*Livros[Quantidade de vendas]))

A 2ª é justamento usando variáveis, aqui está o exemplo:

Margem Bruta = 
Var FaturamentoTotal = SUMX(Livros,'Livros'[Preço Unitário]*'Livros'[Quantidade de vendas])
Var CustoTotal = SUMX(Livros,Livros[Preço de custo]*Livros[Quantidade de vendas])
Return
FaturamentoTotal-CustoTotal

Já a 3ª é referênciar as medidas já existentes, considerando que a medida de Faturamento Total e Custo Total já existem posso criar a medida de Margem Bruta assim:

Margem Bruta = [Faturamento Total]-[Custo Total]

Diante disso, qual a melhor forma, a 2ª ou a 3ª? Creio que não existe certo e errado, mas há boa prática em alguma das 2 formas, agradeço quem tirar essa dúvida ;)

1 resposta
solução!

Olá Kevin, tudo bem com você?

Excelente questionamento. De fato, não há uma resposta definitiva sobre qual é a "melhor" forma, pois isso pode variar dependendo do contexto e da complexidade do seu modelo de dados.

  • A primeira forma onde escrevemos toda a fórmula sem usar variáveis, é menos eficiente em termos de legibilidade e manutenção, especialmente se a fórmula for complexa ou se você precisar usar a mesma lógica em várias medidas.

  • A segunda forma, onde usamos variáveis, tem como benefício melhorar a legibilidade e facilitar a manutenção, pois permite dividir uma fórmula complexa em partes menores e mais gerenciáveis. Além disso, as variáveis são calculadas uma vez e podem ser reutilizadas várias vezes dentro da mesma medida, o que pode melhorar o desempenho.

  • Já a terceira forma, referenciando medidas existentes, pode ser a mais eficiente em termos de desempenho, pois o Power BI armazena o resultado das medidas e pode reutilizá-los quando necessário, em vez de calcular a mesma lógica várias vezes. No entanto, isso também pode tornar o modelo mais complexo e mais difícil de entender e manter, especialmente se você tiver muitas medidas que dependem umas das outras.

De forma resumida, tanto a segunda, quanto a terceira forma são boas práticas, porém, a escolha de uma em detrimento de outra dependerá de um equilíbrio entre legibilidade, manutenção e desempenho. Se a legibilidade e a manutenção for sua principal preocupação, você pode preferir usar variáveis. Se o desempenho for sua principal preocupação, você pode preferir referenciar medidas existentes.

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!