1
resposta

[Dúvida] Criar um Dashboard a partir de planilhas mensais

Eu estou com um job em uma escola. Aqui, está sendo utilizada uma pasta de trabalho para registro de frequencia de alunos. Dentro dessa pasta de trabalho, como existem várias turmas, elas estão sendo colocadas em uma única planilha e, pra não ficar muito lotado, está sendo criada uma cópia da planilha para o registro da frequencia por mês assim como mostra as imagens em anexo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade
Está sendo fortemente recomendado a construção de uma planilha única para o cadastro das informações e depois uma outra planilha para o Dashboard e uma terceira planilha para construção das tabelas que irão compor o dashboard (com o uso de tabelas dinâmicas que já conheço, apesar de não ser objeto desse curso).

As minhas dúvidas são:

1. Como posso construir essa planilha única com todas essas diferentes informações de turmas (Ex.: Quinta-feira pela tarde das 14h às 16h e depois das 16h às 18h | Sábado pela manhã das 8h às 10h e depois das 10h às 12h.... e por aí vai, são diversas turmas diferentes e cada tabela dentro da planilha é registrado as datas dos dias de aulas e marcado as presensas) em uma única planilha?

2. Como posso pegar todas essas planilhas para construir um dashboard? (E quais ferramentas devo utilizar para isso)

3. Sugestões de como melhorar a construção dessa tabela para melhorar o BI e construção mais efetiva de dashboards e futuramente integrações com Power BI, Query e Pivot (que ainda não domino e estou aprendendo).

4. É necessário alguma utilização de VBA para melhorar a automatização de algum processo ou, nesse caso, é desnecessário e basta eu focar em BI com as ferramentas citadas na dúvida 3?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Ei! Tudo bem Iosley?

Vamos por partes para ajudar você a organizar essas informações e criar um dashboard eficiente.

Construir uma planilha única:

• Estrutura: Crie uma tabela única que contenha colunas para todas as informações relevantes, como: Data, Turma, Horário, Nome do Aluno, Presença/Falta. Isso ajudará a consolidar todas as informações em um só lugar.
  • Consolidação: Você pode usar o recurso "Consolidar" do Excel ou copiar e colar manualmente as informações de cada planilha mensal para essa tabela única. Certifique-se de manter a consistência nos dados.

Com a base de dados organizada da forma acima, criar um dashboard se torna muito mais simples. Você pode usar tabelas dinâmicas, gráficos, segmentação de dados e linha do tempo para dar visibilidade ao que deseja analisar.

Um exemplo de passo a passo para o Dashboard:

• Ferramentas Principais no Excel:

• Tabelas Dinâmicas (PivotTables): serão a base de todos os seus cálculos e resumos. Elas vão ler sua BaseFrequencia e agregar os dados.

• Gráficos Dinâmicos (PivotCharts): gráficos diretamente conectados a uma Tabela Dinâmica, são interativos.

• Segmentação de Dados (Slicers): botões visuais e interativos que permitem filtrar suas Tabelas e Gráficos Dinâmicos. Essencial para um bom dashboard.

• Linha do Tempo (Timeline): um tipo especial de Slicer específico para filtrar por períodos de data.

Passo a Passo para o Dashboard:

1. Crie uma nova planilha Dashboard (para a visualização final) e outra ApoioDashboard (onde ficarão as Tabelas Dinâmicas que alimentam o dashboard). Manter isso separado deixa o arquivo organizado.

2. Na planilha ApoioDashboard, insira uma Tabela Dinâmica baseada na sua tabela BaseFrequencia.

3. Exemplo 1: Recriar a lista de presença do mês.

• Arraste Nome_Aluno para a área de Linhas.

• Arraste Data_Aula para a área de Colunas.

• Arraste Status_Presenca para a área de Valores.

Você recriou a visualização antiga, mas agora ela é dinâmica e pode ser facilmente filtrada.

1. Exemplo 2: Calcular Presenças e Faltas.

• Crie outra Tabela Dinâmica.

• Linhas: Nome_Aluno.

• Colunas: Status_Presenca.

• Valores: Status_Presenca (contagem).

Isso vai gerar uma tabela que mostra, para cada aluno, o total de "Presente" e "Falta".

1. Na planilha Dashboard, insira Gráficos Dinâmicos baseados nessas tabelas. Por exemplo, um gráfico de barras mostrando a porcentagem de presença por turma.

2. Ainda no Dashboard, vá em Análise de Tabela Dinâmica > Inserir Segmentação de Dados. Crie slicers para ID_Turma e Nome_Aluno. Crie uma Linha do Tempo para Data_Aula.

3. Conecte esses slicers e a linha do tempo a todas as suas tabelas dinâmicas e gráficos. Agora, ao clicar em uma turma ou em um mês, todo o seu dashboard será atualizado automaticamente.

Melhorar a tabela para BI:

• Normalização: mantenha a tabela única bem estruturada e normalizada, o que facilita a análise de dados.
  • Power Query e Power Pivot: aprender a usar essas ferramentas pode ser muito útil. Power Query ajuda a transformar e limpar dados, enquanto Power Pivot permite criar modelos de dados mais complexos e realizar cálculos avançados.

O uso do VBA nesse contexto explicado por você, não é tão necessário. As ferramentas de Power Query, Pivot, tabelas dinâmicas são úteis para manipular e analisar os dados precisos. O uso do VBA pode ser util quando quiser automatizar alguma tarefa, criar formulários para facilitar a inserção de dados e etc.

Iosley, como faz parte de um projeto pessoal no qual tenho pouco conhecimento do contexto, consigo te ajudar apenas com sugestões, e espero que essas te ajude. Não deixe de testar, mudar algumas coisas quando necessário e até buscar algo complementar.

Parabéns pela visão e bom trabalho no projeto!

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Espero ter ajudado e bons estudos!