Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Criar um Dashboard a partir de planilhas mensais

Eu estou com um job em uma empresa focada em xerox, impressões e prestações de serviços. Aqui, está sendo utilizada uma pasta de trabalho para informações de saídas anuais. Dentro dessa pasta de trabalho as vendas estão sendo colocadas em planilhas mensais, conforme mostra as imagens. Como pode perceber nas imagens, as vendas da loja estão todas em uma planilha discriminando o dia e hora, além de algumas tabelas dinâmicas motrando as vendas semanais e as vendas por horario (manhã/tarde).

As minhas dúvidas são:

1. Como posso pegar todas essas planilhas para construir um dashboard? (E quais ferramentas devo utilizar para isso)
  2. Sugestões de como melhorar a construção dessa tabela para melhorar o BI e construção mais efetiva de dashboards e futuramente integrações com Power BI, Query e Pivot (que ainda não domino e estou aprendendo).
  3. Posso deixar os dados assim mesmo, ou devo contruir pastas de trabalho separadas (arquivos separados) para cada mês dentro de uma pasta nomeada "Caixa 2024" e construir essas análises de tabela dinâmica em planilhas separadas?
  4. É necessário alguma utilização de VBA para melhorar a automatização de algum processo ou, nesse caso, é desnecessário e basta eu focar em BI com as ferramentas citadas na dúvida 2?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Oii, Iosley! Tudo bom?

É legal ver você se dedicando aos estudos em outros contextos.

Vamos destrinchar suas dúvidas por partes:

1-) Você pode consolidar os dados no próprio Excel em conjunto com o Power Query ou no Power BI.

2-) Melhorar a estrutura da tabela e consolidar os dados para futuras análises, as minhas sugestões são: Manter uma única tabela de vendas para o ano inteiro, substituindo abas separadas por mês. Na coluna de data, especificar Mês/ano para segmentar os dados. Ter uma tabela separada para categorias de serviço. Padronizar os nomes das colunas e tabelas.

3-) A melhor opção é manter tudo em um único arquivo, para que quando for integrar ao Power Query ou PBI fique mais fácil, mas a escolha é opcional, de acordo com o seu contexto. Experimente deixar uma aba para registros de vendas e outra para os relatórios/dashboard.

4-) No momento não é necessário utilizar o VBA, no Power Query da para fazer esses pontos comentados.

Como é um projeto externo no qual eu não tenho o conhecimento em sua totalidade, consigo apenas de sugerir caminhos para fins de teste. Então recomendo você duplicar a planilha original, tendo a cópia para realizar os testes aos poucos, para não perder nenhum dado importante.

Além disso, você pode usar a documentação das ferramentas e a IA's para realizar os passos de cada etapa de acordo com suas necessidades. Deixo alguns links para você explorar:

🔗 Documentação Power Query

🔗 Documentação Recursos de BI do Excel

🔗 Documentação Power BI

🔗 Curso Power BI: construindo o meu primeiro Dashboard

Bom, Iosley, espero que as dicas sejam um bom ponto de partida para você.

Conte sempre com o apoio do fórum em suas dúvidas e sugestões, bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!