1
resposta

[Dúvida] Criar um código para ler arquivo txt

gostaria de criar um codigo que leia um arquivo txt e tenho algumas condicoes por exemplo tem a linha header e nela tenho por exemplo que o promeiro digito corresponde a um irem, temos que da linja 1 a 12 corresponde a outro item. como criar um codigo que entenda essas informacoes e retorne quando o arquivo estiver errado e qual campo .

1 resposta

Oii, Elaine! Tudo bem?

Sua dúvida está ainda um pouco vaga, porque isso vai variar de qual linguagem você precisa e também de outros requisitos. Contudo, posso te dar um exemplo em Python de como seria feito:

def ler_arquivo():
    with open('arquivo.txt', 'r') as arquivo:
        linhas = arquivo.readlines()
        header = linhas[0].strip()  # Remove os espaços em branco no início e no final da linha

if header[0] != 'X':
            return 'Erro: o primeiro dígito do header está incorreto'

for i in range(1, 13):
            if linhas[i].strip() != 'Y':
                return f'Erro: a linha {i+1} está incorreta'

return 'Arquivo válido'

Aqui a função ler_arquivo abre o arquivo arquivo.txt e lê todas as linhas. Em seguida, verifica se o primeiro dígito do header é igual a 'X'. Caso contrário, retorna uma mensagem de erro indicando que o arquivo está incorreto.

Depois, vai percorrer as linhas de 1 a 12 e verifica se cada uma delas é igual a 'Y'. Se alguma linha estiver incorreta, retorna uma mensagem de erro indicando qual linha está incorreta.

Caso o arquivo esteja correto, retorna a mensagem "Arquivo válido".

Lembre-se de substituir o nome do arquivo pelo caminho correto do seu arquivo txt.

Se outra dúvida surgir, fique à vontade para criar um novo tópico.

Abraço!