1
resposta

[Dúvida] Criar medida no BI que faça a soma de resultados

Olá! Tenho um problema com uma medida e gostaria de ajuda. Criei uma medida no Power BI que calcula a média da métrica de volumes de vendas (volume métrica = sum(tabela_volume['volume'])) de um período de 6 meses atrás utilizando a função DATESINPERIOD, porém quando não utilizo um filtro de data ele não está me dando um total geral. Gostaria que a medida quando não tiver nenhum filtro de data aplicado que calculasse esta medida para todas as datas e então somasse estes resultados me dando um total geral. Por exemplo, se eu filtrar o ano de 2020 essa medida calculara o resultado para 2020, 2021 mesma coisa e 2022 também, porém se não houve nenhum filtro aplicado gostaria que ela somasse os resultados da medida feitos para 2020, 2021 e 2022. Podem me ajudar com esse problema?. segue medida criada abaixo:

Mteste = 
(
        CALCULATE(
        [Volume Métrica],
        DATESINPERIOD(
            dCalendario[Date], 
            LASTDATE(dCalendario[Date]),
            -7,
            MONTH
        )
    )

    -

         CALCULATE(
        [Volume Métrica],
        DATESINPERIOD(
            dCalendario[Date], 
            LASTDATE(dCalendario[Date]),
            -1,
            MONTH
        )
    )
    ) / 6
1 resposta

Oii, Lucas! Tudo bem?

Na sua Mtestes é calculado a diferença entre a média dos últimos 6 meses e a média do mês anterior, mas não fornece o total geral quando não há filtros.

Como sugestão, pode-se pensar em usar uma condição que verifique se um filtro de data está aplicado ou não. A função ISFILTERED consegue verificar se o campo de data está sendo filtrado. Se não estiver, podemos calcular a soma para todas as datas disponíveis.

Espero que a sugestão seja um bom ponto de partida para você. Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, conte conosco.

Bons estudos, Lucas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software