Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Criar executavel para meu projeto Reac

Bom dia, pessoal! Tudo bem com vocês?

Estou com uma dúvida sobre como criar um executável (.exe) do meu frontend para que ele possa rodar em outra máquina, mesmo com IP diferente. Consegui gerar o executável do backend usando o PyInstaller, mas não sei se é possível fazer o mesmo com o frontend ou qual seria o caminho certo para isso. Estou um pouco perdido e gostaria da ajuda de alguém para entender por onde começar.

1 resposta
solução!

Olá.

No caso do frontend em React, normalmente ele não é convertido diretamente em um .exe como se faz com um programa em Python.
O processo é diferente:

1. Gerar a versão final do site

• No terminal, dentro do projeto React, rode:

npm run build

• Isso cria a pasta build com todos os arquivos prontos para rodar no navegador.

2. Escolher como distribuir

• Via servidor: colocar a pasta build em um servidor web (como Nginx, Apache ou o próprio backend).

• Como aplicativo de desktop: usar ferramentas como Electron ou Tauri para empacotar o frontend dentro de um executável.

• Exemplo com Electron: você cria um projeto Electron que carrega a pasta build e depois gera o .exe com

npm run package

3. Sobre rodar em outra máquina

• Se for um site, a máquina precisa acessar o endereço do servidor.
    • Se for empacotado como app (Electron/Tauri), o .exe já terá tudo embutido para rodar sem depender de um servidor externo.