Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[dúvida] criação de array no JS

Nesse curso, vimos arrays, sendo criada em variáveis. Criamos as variáveis, para receber uma lista de valores. Nesse caso, a posição dos nossos carros, nos eixos x e y.

let xCarros = [600, 600, 600, 600, 600, 600];
let yCarros = [40, 96, 152, 208, 264, 320];
let velocidadeCarros = [2, 2.5, 3.2, 4, 5, 6];

Mas, eu notei uma array que foi criada, dentro da função preload, que recebe as variáveis que contém as imagens dos carros. Mas, não foi passado se aquela array é const, let ou var.

imagemCarros = [imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3, imagemCarro1, imagemCarro2, imagemCarro3];

Ela foi criada para facilitar o aumento do numero de carros no jogo. Então, no javaScript eu posso criar listas, essas listas não precisam estar ligadas a nenhum tipo de variável (var, let, const) ?

Posso, apenas reunir em uma lista, informações de dentro do código, como no exemplo á cima? Isso serve para outras linguagens?

1 resposta
solução!

Olá Fernando!

O uso de var, let e const está relacionado ao comportamento e ao escopo onde a variável será utilizada. Quando declaramos uma variável sem esses recursos, entende-se que a varável é global e não possui restrições de atribuição/utilização.

Não é recomendado declarar variáveis sem essas configurações, principalmente em projetos mais complexos. No nosso caso, por se tratar de um projeto pequeno, utilizado apenas para entender como a programação funciona, não há problemas em declarar as variáveis dessa forma. Acredito que esse tema será tratado nos próximos cursos à medida em que faremos projetos maiores e mais realistas.

Se quiser entender melhor como funciona o var, let e const, dá uma olhada nesse artigo: var, let e const qual a diferença