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[Dúvida] Correlação de Pearson x Correlação de Spearman

Olá, não ficou muito claro para mim como essas correlações funcionam e como se diferenciam, podem me dar um exemplo de cada uma?

Ah, e o que seria uma função monotômica? ("Ela avalia o quanto a relação entre as variáveis pode ser descrita usando uma função monotônica. ")

Obrigada desde já.

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solução!

Olá Luana,

Ótima dúvida! Vou explicar de forma simples as diferenças entre a correlação de Pearson e Spearman, além de esclarecer o conceito de função monotônica.

Correlação de Pearson

  • O que é? Mede a relação linear entre duas variáveis numéricas.
  • Quando usar? Quando os dados têm uma relação linear (uma linha reta pode descrever o relacionamento entre as variáveis).
  • Exemplo: Altura e peso de uma pessoa. Geralmente, quanto maior a altura, maior o peso de forma linear.
  • Restrição: Pearson é sensível a outliers e funciona melhor com distribuições normais.

Correlação de Spearman

  • O que é? Mede a relação monotônica entre duas variáveis usando os rankings (posições ordenadas dos valores).
  • Quando usar? Quando os dados não seguem uma relação linear, mas ainda mantêm uma ordem crescente ou decrescente.
  • Exemplo: Classificação de alunos em uma prova e sua performance geral. Um aluno com mais acertos geralmente terá uma posição melhor, mas não precisa haver uma relação linear.
  • Vantagem: Menos sensível a outliers e ideal para dados não paramétricos.

O que é uma função monotônica?

Uma função monotônica é aquela em que a relação entre duas variáveis mantém uma direção consistente:

  • Monotonicamente crescente: Quando uma variável aumenta, a outra também tende a aumentar (não necessariamente de forma linear).
  • Monotonicamente decrescente: Quando uma variável aumenta, a outra tende a diminuir.

Exemplo prático de função monotônica:

  • A quantidade de estudo e o desempenho em uma prova: estudar mais geralmente melhora a nota, mesmo que não de forma proporcional.

Espero que essa explicação tenha esclarecido suas dúvidas! Qualquer coisa, é só perguntar!