1
resposta

[Dúvida] Copiar saída de comando para a área de transferência

Saudações, uso um terminal Ubuntu pelo WSL2 e em máquinas virtuais, gostaria de ajuda com um tarefa

preciso de um comando ou script que copie a saída de um comando, mas não é copiar para um arquivo, é copiar para a área de transferência, desse modo posso colar no windows onde eu quiser, enviar pra um colega, e-mail, notepad...

mas observem, não posso usar o xclip, pois o pra colar o xclip eu teria de digitar um comando no bash pra colar o conteúdo, e a intenção não é essa, a intenção é que o conteúdo fique na área de transferência de modo que eu consiga colar tanto no Windows quanto no Linux

Mas, como não encontrei uma forma direta, pensei em criar um script, onde o o script abre um arquivo padrão no vim ou nano, ex:

#!/bin/bash

vim file.txt # abra o arquivo file
... # selecione todo o conteúdo do arquivo
... # copie todo o conteúdo selecionado
:q! # saia do vim sem alterar nada

Só que não consigo fazer o script digitar os modos no vim por exemplo, alguém consegue me ajudar? ou solução mais prática

1 resposta

Oi, Felipe. Tudo bem?

Se você usar o WSL2 através do Windows Terminal, você consegue copiar os conteúdos do terminal normalmente, utilizando CTRL+Shift+C.

Já em máquinas virtuais utilizando o virtualbox, você pode adicionar o Extension Pack no virtuabox, mais Guest Additions dentro da VM, e ativar o Shared Clippboard. (mais detalhes neste link https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/dica-como-ter-a-funcionalidade-de-copy-paste-no-virtualbox/)

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software