Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] Controle de acesso

Se eu tenho uma aplicação rodando no ec2 em uma vpc pública, eu consigo criar uma restrição especifica em uma rota dela para que não fique exposta a internet?

por exemplo: "meuapp.dev.br" -> "/carrinho" = publico -> "/admin" = privado

3 respostas

Olá, Jonathan!

Para controlar o acesso a rotas específicas da sua aplicação rodando em uma instância EC2 dentro de uma VPC pública, você pode utilizar algumas abordagens. Uma das formas mais comuns é através do uso de um Application Load Balancer (ALB) em conjunto com regras de segurança e grupos de segurança (Security Groups).

Aqui está uma maneira de fazer isso:

1. Application Load Balancer (ALB): Configure um ALB na sua VPC. O ALB pode ajudar a rotear o tráfego com base em regras específicas de URL. Você pode criar regras que direcionem o tráfego para diferentes targets (grupos de instâncias EC2) com base no caminho do URL.

2. Regras de Roteamento: No ALB, você pode definir regras para que o caminho "/carrinho" seja roteado para um target group que está acessível publicamente, enquanto o caminho "/admin" pode ser roteado para um target group que está protegido.

3. Grupos de Segurança (Security Groups): Para a parte privada "/admin", você pode configurar os grupos de segurança para permitir acesso apenas de IPs específicos ou de uma rede interna, garantindo que essa rota não esteja acessível a partir da internet.

4. Autenticação e Autorização: Além disso, é sempre uma boa prática implementar camadas de autenticação e autorização na sua aplicação para controlar o acesso a rotas sensíveis, como a área de administração.

Com essa configuração, você consegue manter a rota "/carrinho" pública e acessível para todos os usuários, enquanto protege a rota "/admin" de acessos não autorizados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

eu consigo setar target group por contexto? lembrando que a aplicação é a mesma, única instancia EC2 envolvida.

solução!

Na AWS, você não consegue associar diretamente um Target Group a um contexto no sentido de alterar o comportamento de roteamento baseado em atributos de contexto diretamente no Target Group. No entanto, é possível configurar roteamento por contexto (como URLs, cabeçalhos ou outras características) utilizando um Application Load Balancer (ALB).