Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Contar Processos por situação

Bom pessoal

Tenho uma tabela em que preciso contar todos os processos por determinada situação(dia), coluna que tem de 0 a 1 dia, até 2 dias, até 3 dias e assim sucessivamente até os acima de 7 dias.

Podem me ajudar qual seria e melhor alternativa para contar essas condições apresentar os dados corretamente no visual.

Em ate um 1 Em ate 2 dias Em ate 3 dias Em até 4 dias Em até 5 dias Em até 6 dias Acima de 6 dias

Tabela com as informações: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Como preciso visualizar os dados, semelhante ao exemplo abaixo

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Desde já agradeço pela ajuda.

2 respostas
solução!

E aí, Luciano!

A melhor alternativa pra isso geralmente é usar uma função de contagem condicional. Se você tá usando algo tipo Python ou Excel, a coisa pode variar um pouco, mas vou te dar um exemplo geral.

Suponhamos que sua tabela tenha uma coluna chamada "Dias". Se for Python, você pode usar algo assim:

# Supondo que sua tabela seja uma lista de dicionários
processos = [
    {"Dias": 1},
    {"Dias": 3},
    {"Dias": 5},
    # ... e por aí vai
]

# Agora, contagem condicional
count_ate_1_dia = sum(1 for processo in processos if processo["Dias"] <= 1)
count_ate_2_dias = sum(1 for processo in processos if processo["Dias"] <= 2)
# E assim por diante...

# Daí você tem os números que precisa
print(f"Em até 1 dia: {count_ate_1_dia}")
print(f"Em até 2 dias: {count_ate_2_dia}")
# E por aí vai...

Se for no Excel, aí você usaria uma função como CONT.SE, algo mais ou menos assim:

=CONT.SE(A:A; "<=1")   # Pra contar até 1 dia
=CONT.SE(A:A; "<=2")   # Pra contar até 2 dias
# E por aí vai...

Obrigado pelas ajuda!

Estou tentando criar para o Power BI, como uma medida no caso, não cheguei a trabalhar com Python ainda. Como medida DAX qual seria sua sugestão?