2
respostas

[Dúvida] Contagem de elementos

Olá! Primeiramente queria dizer que gostei muito do curso e das aulas, e ótima didática da professora!

Eu estou trabalhando num projeto usando OpenCV onde eu preciso contar o número de bolhas em um escoamento bifásico líquido-gás. Acontece que algumas dessas bolhas são muito compridas, elas começam, se estendem pelo comprimento do vídeo todo, e só depois de um tempo acabam. Não há um frame que seja possível ver o seu início, corpo e final todos juntos, e isso acaba dificultando bastante a contagem. O programa não reconhece que é uma única bolha que ainda não terminou de passar.

Vcs saberiam me orientar onde/como posso pesquisar mais sobre isso? Ou o que pesquisar?

Obrigada!

2 respostas

Oii, Natasha! Tudo bem?

Obrigada por compartilhar o seu feedback sobre as aulas, que legal ler/saber isso!

Como sugestão, tente estudar sobre o uso de algoritmos de rastreamento, como o Kalman Filter, o Mean-Shift ou o CamShift, que podem ser utilizados para rastrear objetos ao longo de uma sequência de frames. Esses algoritmos podem ajudar a manter o "rastro" de uma bolha ao longo do tempo, mesmo que ela não esteja completamente visível em um único frame.

Outra técnica que pode ser útil é a análise de fluxo óptico, que permite detectar e rastrear o movimento de pixels entre frames. Isso pode ajudar a identificar a continuidade de uma bolha ao longo do tempo.

É interessante pesquisar sobre o tema no Google Acadêmico, Medium e documentação de técnicas, e com os artigos em mão use a ajuda da Inteligência artificial para explicar termos difíceis ou simular algo.

E, conte sempre conosco aqui no fórum, bons estudos!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito obrigada!