Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Consolidação dos Indicadores Inputs

Olá,

Estou vendo os cursos de BI da Alura e criando um projeto na empresa em que eu trabalho baseado nos cursos. Nessa primeira etapa eu estou modelando o data warehouse da minha empresa baseado no projeto do professor, mas agora surgiu uma dúvida a respeito da agregação dos indicadores no nível input.

No meu exemplo eu tenho os seguintes Indicadores input:

  • Quantidade Vendida - SOMA
  • Quantidade de Devoluções - SOMA
  • Quantidade inicial do Estoque - APENAS ÚLTIMA
  • Quantidade final do Estoque - APENAS ÚLTIMA
  • Quantidade Estoque Geral (Disponível + Avarias) - APENAS ÚLTIMA
  • Custo Gerencial - APENAS ÚLTIMA
  • Valor Venda Bruta (Valor da venda sem desconto) - SOMA
  • Valor Venda Devoluções (Valor Venda Negociado) - SOMA
  • Quantidade Estoque Avarias - APENAS ÚLTIMA
  • Lucro Produto Diário - SOMA
  • Lucro Produto Devoluções Diário - SOMA
  • Movimento de Venda (Se houve movimento ou não) - SOMA

Os indicadores onde diz APERNAS ÚLTIMA significa que na hora de agregar por um determinado período de tempo eu só vou levar em consideração o último valor que eu tenho gravada no meu data warehouse. Minha dúvida é a seguinte: Eu posso manter esses indicadores a nível input?

1 resposta
solução!

Olá Carla, tudo bem com você?

Sim, você pode manter esses indicadores a nível input. No entanto, é importante lembrar que a escolha de quais indicadores manter a nível input depende muito do contexto e das necessidades do seu projeto.

No exemplo do curso, o instrutor decidiu eliminar o indicador preço unitário de venda do nível input porque ele era redundante, já que o valor da venda já vinha calculado na própria nota fiscal. Nesse caso, o indicador foi transformado em um indicador de cálculo, ou seja, um indicador output.

No seu caso, se os indicadores que você marcou como APENAS ÚLTIMA são importantes para a análise que você está realizando e não são redundantes, como no exemplo do preço unitário de venda você pode mantê-los a nível input sem maiores problemas.

Espero ter ajudado. Em caso de dúvidas estou à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software