Bom dia, eu vi no curso a diferença entre console.log e return, mas ainda não consegui entender exemplos práticas de uma diferença entre a aplicação de um e outro. Pode me ajudar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, eu vi no curso a diferença entre console.log e return, mas ainda não consegui entender exemplos práticas de uma diferença entre a aplicação de um e outro. Pode me ajudar?
Oi Flavio,
A diferença entre console.log e return é fundamental para entender como as funções em JavaScript funcionam.
console.log é usado para imprimir valores no console. Ele é útil para depuração e para visualizar o que está acontecendo em seu código, mas não altera o fluxo da função ou retorna um valor que pode ser utilizado posteriormente.Exemplo:
function soma(a, b) {
console.log(a + b); // Exibe o resultado no console
}
soma(2, 3); // Saída: 5 no console, mas a função não retorna nada
return é utilizado para devolver um valor de uma função. Quando uma função retorna um valor, você pode utilizá-lo em outras partes do seu código.Exemplo:
function soma(a, b) {
return a + b; // Retorna o resultado da soma
}
let resultado = soma(2, 3); // resultado agora contém o valor 5
console.log(resultado); // Saída: 5
Em resumo, use console.log para inspeção e depuração, e return para fornecer valores que podem ser utilizados em outros contextos.