1
resposta

[Dúvida] Console "Failed to load resource: net::ERR_FILE_NOT_FOUND" - as imagens do projeto não carregam para web

Olá, bom dia!

Estou seguindo todas as orientações da aula, mas as imagnes do projeto não carregam na web. Quando abro o console, aparece essa mensagem de erro "Failed to load resource: net::ERR_FILE_NOT_FOUND logo.png" e repete para os demais elementos.

Já conferi o caminho das imagens no index, css e no script.js e está correto. Também verifiquei se os arquivos estavam corrompidos e na minha máquina eles reproduzem normalmente, apenas para o carregamento na web eles apresentam erro.

Poderiam me ajudar?

1 resposta

Olá, Daniele!

Mesmo que você tenha verificado e achado que os caminhos estão corretos, ainda há algumas coisas que podemos revisar para tentar solucionar esse erro "Failed to load resource: net::ERR_FILE_NOT_FOUND".

Certifique-se de estar usando o caminho correto para as imagens, especialmente ao considerar Caminho Relativo vs. Caminho Absoluto. Ao desenvolver localmente e depois transferir arquivos para um servidor, o caminho que funcionava localmente pode não ser válido no servidor. Por exemplo, se você está usando um caminho absoluto como C:/MeusProjetos/imagens/logo.png localmente, isso não funcionará na web; em vez disso, deve-se optar por caminhos relativos como ./imagens/logo.png.

Além disso, leve em conta a Sensibilidade a Maiúsculas e Minúsculas nos nomes de arquivos na web. Certifique-se de que o nome do arquivo no código coincide exatamente com o nome no servidor, incluindo letras maiúsculas e minúsculas. Para diagnosticar problemas, experimente Testar com um Caminho Simples, movendo uma imagem para a mesma pasta do arquivo HTML e referenciando-a diretamente, por exemplo, src="logo.png". Se isso funcionar, o problema provavelmente está no caminho que está sendo usado.

Revisando esses pontos, você deve ser capaz de identificar onde o problema está ocorrendo.

No mais, para que eu forneça uma resposta mais assertiva, peço que você compartilhe o link do seu projeto no GitHub ou uma pasta com todos os arquivos que você utilizou no através do Google Drive. Dessa forma, conseguirei realizar os testes necessários e te ajudar de forma mais assertiva.

Lembre-se que, se enviar os arquivos por meio do Google Drive, é necessário conceder permissão para que eu possa ter acesso.

Fico no aguardo e à disposição

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software