Oi, Luana! Tudo bem?
O Excel não possui uma funcionalidade direta para "congelar" os dados de uma tabela dinâmica enquanto se utiliza a segmentação de dados, nele, quando utilizamos segmentações de dados para filtrar uma tabela dinâmica, alteramos os dados exibidos na tabela e, consequentemente, qualquer cálculo que dependa desses dados filtrados será afetado.
Porém podemos tentar "congelar" os dados em um estado específico para que eles não sejam afetados por futuras alterações de filtros de algumas formas, como:
Abordagem 1: Copiar os Dados Filtrados
Uma solução prática é copiar os dados filtrados da tabela dinâmica para outra área da planilha antes de aplicar um novo filtro. Dessa forma, teremos um registro salvo dos dados no momento específico do filtro.
Abordagem 2: Utilizar Fórmulas para Referenciar os Dados
Outra abordagem é utilizar fórmulas para referenciar os dados da tabela dinâmica, de modo que possamos criar uma nova tabela que não seja afetada pela segmentação de dados, em que devemos:
- Criar uma nova área na planilha para os dados "congelados".
- Utilizar fórmulas como
=GETPIVOTDATA
para extrair os dados da tabela dinâmica.
Por exemplo:
=GETPIVOTDATA("Quantidade", TabelaDinâmica!$A$3, "Mês", "Janeiro")
Esta fórmula extrai a quantidade de um mês específico da tabela dinâmica.
Abordagem 3: Criar Cópias da Tabela Dinâmica
Podemos criar várias cópias da tabela dinâmica, cada uma com um filtro diferente. Assim, cada tabela dinâmica mostrará os dados de um período específico sem afetar as outras, o que podemos fazer copiando e colando a tabela dinâmica em outra área da planilha e aplicando diferentes filtros de segmentação de dados em cada cópia.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓