2
respostas

[Dúvida] Configurar IP especifico para instância

Olá, pessoal.

É possível configurar um IP estático para uma instância.

Por exemplo, eu tenho um código que faz a leitura diária de um banco de dados e o armazena no S3, mas para realizar a conexão com esse banco de dados é necessário que meu IP tenha um valor especifico. Quando estou executando o código localmente eu realizo o uso de um VPN para me conectar com a região que o banco de dados aceita.

Estou passando esse fluxo para cloud AWS, mas para isso preciso especificar o IP. Como isso pode ser feito?

2 respostas

Olá, estudante.

Tudo bem?

Entendo que você quer configurar um IP estático para sua instância na AWS para que possa se conectar a um banco de dados que requer um IP específico. Isso é totalmente possível e pode ser feito utilizando um Elastic IP (EIP).

O Elastic IP é um endereço IPv4 estático e público que você pode alocar à sua conta e, em seguida, associar a uma instância. Uma vez associado a uma instância, o Elastic IP garante que o endereço IP da instância permaneça o mesmo, mesmo se você parar e reiniciar a instância.

Aqui estão os passos básicos para configurar um Elastic IP para sua instância na AWS:

  1. Alocar um Elastic IP:

    • Vá até o console da AWS.
    • No menu "Services", selecione "EC2".
    • No painel de navegação esquerdo, em "Network & Security", clique em "Elastic IPs".
    • Clique em “Allocate new address” e siga as instruções para alocar um novo Elastic IP para sua conta.
  2. Associar o Elastic IP à sua instância:

    • Ainda na página de Elastic IPs, selecione o IP que você alocou.
    • Clique em “Actions” e depois em “Associate address”.
    • Selecione a instância à qual você deseja associar o Elastic IP e confirme a operação.
  3. Configurar o Security Group:

    • Garanta que o Security Group associado à sua instância permita o tráfego necessário para a conexão com seu banco de dados.
    • Você pode precisar ajustar as regras de entrada (ingress) para permitir conexões do IP ou da faixa de IPs que seu banco de dados aceita.

Com esses passos, você deve ser capaz de configurar um IP estático para sua instância na AWS que pode ser usado para se conectar ao seu banco de dados. Lembre-se de que o uso de Elastic IPs pode gerar custos adicionais se o IP estiver alocado e não associado a uma instância em execução, então é bom estar ciente disso.

Espero ter entendido e conseguido ajudar. Qualquer dúvida manda aqui de novo. Bons estudos.

Ajudou sim, vou realizar essa implementação.

Ao ver a solução me surgiu uma dúvida, eu consigo fazer algo similar à isso para uma function lambda?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software