Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Configuração do Switch

Bom dia professor, tudo bem ? espero que sim...

Professor eu tenho uma dúvida, eu fiz a parte da configuração do Switch ( criei as VLANs e fiz as configurações ), tanto no Laboratório A quanto no Laboratório B, e fiz o teste do ping do computador Pesquisador A para o Pesquisador B.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na aula o seu deu erro, não teve conectividade entre ambos, ai foi preciso configurar o Switch, porém o meu não foi preciso... Minha dúvida: Nem sempre é preciso configurar o switch, ou fiz alguma configuração errada e por isso teve conectividade ?

2 respostas
solução!

Olá, Jonas!

Pelo que você descreveu, parece que a conectividade entre os computadores dos pesquisadores A e B funcionou sem a necessidade de configuração adicional no switch. Isso pode ocorrer se as portas dos switches já estiverem configuradas corretamente para operar no modo trunk, permitindo a passagem de dados entre as VLANs sem a necessidade de ajustes manuais.

No entanto, é importante verificar se as interfaces que conectam os switches estão realmente configuradas no modo trunk. Isso é essencial para que as VLANs possam se comunicar entre diferentes switches. Caso contrário, a conectividade não funcionaria como esperado.

Se tudo está funcionando corretamente, é possível que a configuração padrão dos switches no seu ambiente já esteja adequada para o cenário que você está testando. Não necessariamente você fez algo errado, mas é sempre bom revisar as configurações para garantir que tudo está conforme o esperado.

Bons estudos!

Bom dia professor. fiz os procedimentos como você falou, mesmo ambas tendo conectividade fiz o teste no CLI para ver se estava operando em modo trunk, agora está tudo certo como deveria. Agradeço a ajuda!