1
resposta

[Dúvida] configuração do switch

Olá,

Fiquei com uma dúvida.. na aula foi configurado o roteador, para ter o ip de forma automática, até ai ok... mas o switch, não precisa ser configurado ou ele já se comunica direto com o roteador?

Isso que fiquei meio confuso.. alguém poderia dar uma ajuda, por favor?

Desde já, agradeço.

1 resposta

Olá Guilherme, tudo bem?

Entendo sua confusão, mas posso te explicar. O switch, de fato, não precisa de uma configuração de IP como o roteador. Ele funciona de uma maneira um pouco diferente.

O switch é um dispositivo que tem a função de interconectar os equipamentos de uma rede, e ele faz isso de forma transparente, ou seja, ele não precisa de um endereço IP para funcionar. Ele funciona na camada 2 do modelo OSI, a camada de enlace, e por isso lida com os endereços MAC dos dispositivos conectados a ele, e não com os endereços IP.

Na aula, o roteador foi configurado para atuar como um servidor DHCP. Isso significa que ele vai fornecer automaticamente um endereço IP para cada dispositivo que solicitar. Quando você conecta os PCs ao switch, e o switch ao roteador, os PCs vão solicitar um endereço IP ao roteador através do switch. O switch apenas encaminha essa solicitação até o roteador, e depois encaminha a resposta do roteador (que contém o endereço IP) de volta para o PC.

Então, para responder à sua pergunta, o switch não precisa ser configurado com um endereço IP. Ele apenas encaminha os pacotes de dados de um dispositivo para outro, usando os endereços MAC dos dispositivos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software