Ola, bom dia. Não sei se eu passei direto, mas não vi a parte de configuração do loadbalancer(ip publico) para acesso a api. Se tiver, poderia me mandar a aula?
Ola, bom dia. Não sei se eu passei direto, mas não vi a parte de configuração do loadbalancer(ip publico) para acesso a api. Se tiver, poderia me mandar a aula?
Olá Rodrigo.
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)
Vou tentar te explicar como fazer essa configuração.
O LoadBalancer é responsável por distribuir o tráfego de entrada para os seus pods. Para configurá-lo, você precisa criar um arquivo de serviço (service) no Kubernetes.
Vamos supor que você queira criar um serviço chamado "api-service" que será exposto na porta 80. Você pode criar um arquivo chamado "service.yaml" com o seguinte conteúdo:
apiVersion: v1
kind: Service
metadata:
name: api-service
spec:
selector:
app: forum-alura
ports:
- protocol: TCP
port: 80
targetPort: 3000
type: LoadBalancer
Nesse arquivo, definimos o nome do serviço como "api-service", selecionamos os pods com a label "app: forum-alura", configuramos a porta do serviço como 80 e definimos a porta alvo como 3000 (que é a porta em que sua aplicação está rodando).
Depois de criar o arquivo, você pode aplicar a configuração no Kubernetes usando o comando kubectl apply -f service.yaml
. O Kubernetes irá criar o serviço e provisionar um LoadBalancer para você.
Após a criação do LoadBalancer, você pode verificar o endereço IP público atribuído a ele usando o comando kubectl get services
. Procure pelo serviço "api-service" e verifique o campo "EXTERNAL-IP".
Com o IP público em mãos, você pode acessar a sua API através desse endereço.
Espero ter ajudado! Bons estudos!