Ola, bom dia. Não sei se eu passei direto, mas não vi a parte de configuração do loadbalancer(ip publico) para acesso a api. Se tiver, poderia me mandar a aula?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Ola, bom dia. Não sei se eu passei direto, mas não vi a parte de configuração do loadbalancer(ip publico) para acesso a api. Se tiver, poderia me mandar a aula?
Olá Rodrigo.
Tudo bem?
Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida. Valeu :)
Vou tentar te explicar como fazer essa configuração.
O LoadBalancer é responsável por distribuir o tráfego de entrada para os seus pods. Para configurá-lo, você precisa criar um arquivo de serviço (service) no Kubernetes.
Vamos supor que você queira criar um serviço chamado "api-service" que será exposto na porta 80. Você pode criar um arquivo chamado "service.yaml" com o seguinte conteúdo:
apiVersion: v1
kind: Service
metadata:
name: api-service
spec:
selector:
app: forum-alura
ports:
- protocol: TCP
port: 80
targetPort: 3000
type: LoadBalancer
Nesse arquivo, definimos o nome do serviço como "api-service", selecionamos os pods com a label "app: forum-alura", configuramos a porta do serviço como 80 e definimos a porta alvo como 3000 (que é a porta em que sua aplicação está rodando).
Depois de criar o arquivo, você pode aplicar a configuração no Kubernetes usando o comando kubectl apply -f service.yaml. O Kubernetes irá criar o serviço e provisionar um LoadBalancer para você.
Após a criação do LoadBalancer, você pode verificar o endereço IP público atribuído a ele usando o comando kubectl get services. Procure pelo serviço "api-service" e verifique o campo "EXTERNAL-IP".
Com o IP público em mãos, você pode acessar a sua API através desse endereço.
Espero ter ajudado! Bons estudos!