Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Configuração de Regras (Rules)

Olá, bom dia!

Seguindo as instruções da vídeo aula me deparei com o seguinte questionamento, depois da atualização do PFsense, sumiu as opções: single host or alias, DMZ net. Não reparei se há alguma mudança a mais e queria saber se no lugar do single host or alias eu posso colocar address or alias, e no lugar de DMZ net colocar DMZ subnets pois são as opções que tenho disponível, isso pode acarretar em algum erro futuramente? Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta
solução!

Olá, Irlan! Bom dia!

É comum que atualizações de software tragam algumas mudanças nas opções de configuração. No caso do PFsense, as opções que você mencionou, como single host or alias e DMZ net, podem ter sido renomeadas ou agrupadas de forma diferente.

Substituições Sugeridas:

  1. Single Host or Alias:

    • Address or Alias: Sim, você pode usar essa opção no lugar de single host or alias. Ambas permitem que você especifique um endereço IP único ou um alias que você tenha configurado.
  2. DMZ Net:

    • DMZ Subnets: Essa é uma substituição válida. A opção DMZ subnets deve abranger a rede DMZ configurada, permitindo que você aplique regras a toda a sub-rede DMZ.

Possíveis Impactos:

  • Address or Alias: Não deve haver problemas, pois a funcionalidade é a mesma, apenas com um nome diferente.
  • DMZ Subnets: Certifique-se de que a sub-rede DMZ configurada está correta. Se a sua configuração de DMZ não mudou, a substituição deve funcionar sem problemas.

Dicas Adicionais:

  • Verifique a Documentação: Sempre é uma boa prática consultar a documentação oficial do PFsense após uma atualização para entender as mudanças e novas opções.
  • Testes: Se possível, faça testes em um ambiente controlado antes de aplicar as mudanças em produção. Isso ajuda a garantir que as novas configurações funcionem como esperado.

Espero ter ajudado e bons estudos!