3
respostas

[Dúvida] Configuração de diretório projeto no Jupyter

Como mudo o default do diretório de projeto configurado no Jupyter ?? Quero trabalhar em meu próprio diretório de projetos.

3 respostas

Olá, Francisco! Tudo bom? Espero que sim

Para mudar o local de abertura do Jupyter Notebook, você pode utilizar o Terminal do Anaconda, ir até o diretório e depois solicitar que a abertura de um Jupyter Notebook ali.

1 - Pressione a tecla Windows (Win) e digite "anaconda".

2 - Abra o Anaconda Prompt (anaconda 3), conforme a imagem:

Imagem do buscador do Windows 11, onde é feita a procura por "anaconda", e é evidenciada, com o auxílio de uma caixa retangular vermelha e uma seta vermelha, a escolha da da opção "Anaconda Prompt (anaconda 3)"

3 - Vá até o diretório utilizando os comando do Windows, por exemplo: cd C:\Users\Francisco\Documents\Projetos>.

4 - Após chegar no local desejado, digite o comando: jupyter notebook. E o Jupyter Notebook será inicializado na página desejada.

Imagem no terminal do Anaconda Prompt, mostrando os logs de inicialização do Jupyter Notebook

É importante que a pasta esteja no mesmo disco onde está instalado o Anaconda, caso você tenha mais de um HD ou SSD.

E uma outra abordagem interessante é utilizar a ferramenta do Jupyter Lab, que é um ambiente baseado no Jupyter Notebook, mas que possui a barra lateral de permutar entre os diretórios.

Se ainda tiver alguma dúvida, estou por aqui. Ótimos estudos e grande abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Grande Marcos...

Agradeço a atenção, mas não deu certo. Tenho duas unidades no computador e, ainda que o anaconda tenha sido instalado no D, ele só dá acesso no C e é isso que queria mudar. Acho que escolhi a ferramenta errada.

Primeiramente vá no prompt de comando do Anaconda (meu caso). Digite: jupyter notebook --generate-config . Isso irá criar uma pasta de configuração em: 'C:\Users\SEU_USUÁRIO.jupyter\jupyter_notebook_config.py' Abra em um editor. Procure por: #c.NotebookApp.notebook_dir = '' , e mude para o diretório que você desejar (em aspas) Remova a # de comentário Salve e pronto.

Fonte: https://stackoverflow.com/questions/35254852/how-to-change-the-jupyter-start-up-folder

Comigo deu certo, mas tem que deixar as \ ao contrário no Windows pois o jupyter foi feito em linux, outro detalhe foi deixar em aspas duplas.